NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 10/08/2022 - 19:53
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece nesta quarta com apresentação de Camila Pitanga e Silvero Pereira

Em sua 21ª edição, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro comemora a volta ao formato presencial e, também, o retorno ao Rio de Janeiro, depois de três anos em São Paulo. Nesta quarta-feira (10/08), a partir das 20h, a Cidade das Artes será mais uma vez palco do evento, que reúne anualmente centenas de realizadores, atores e profissionais do setor na maior premiação do audiovisual do país.

Com apresentação de Camila Pitanga e Silvero Pereira, que também fará os números musicais, direção de Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pelo canal da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais no Youtube e pelo Canal Brasil. O sinal também estará aberto para não assinantes no GloboPlay.

Ao todo serão anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries independentes brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema.

Além disso, os indicados nas categorias Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Longa-Metragem Comédia concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC Brasil.

Neste ano, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais faz uma homenagem coletiva às mulheres produtoras de cinema, além de celebrar os 60 anos do filme O Pagador de Promessas. Baseado na peça teatral homônima do dramaturgo Dias Gomes, produzido por Oswaldo Massaini (1919-1994) e dirigido por Anselmo Duarte (1920-2009), é até hoje o único longa-metragem brasileiro a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1962, há 60 anos.

A 21ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é uma realização da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Este ano o Prêmio conta com o Apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) e da RioFilme.

A lista de finalistas de 2022 reúne mais de 200 profissionais indicados, 17 longas-metragens brasileiros (05 de ficção, 05 documentários, 05 comédias, 02 infantis, 01 de animação) e 10 longas estrangeiros (05 internacionais e 05 ibero-americanos). Ao todo, este ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros (05 de ficção, 05 documentários e 05 de animação); e 18 séries (04 de animação para TV paga/OTT, 05 documentários para TV paga/OTT, 06 de ficção TV paga/OTT, 03 de ficção TV aberta).

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.