NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 06/08/2022 - 20:46
TV Brasil apresenta Festival das Tribos Indígenas de Juruti neste sábado

A cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças ganha espçao na programação da TV Brasil neste sábado (06/08) com a exibição do Festival das Tribos Indígenas de Juruti, no oeste do Pará. Em sua 28ª edição, o Festribal vai ao ar na faixa musical da emissora pública, às 23h15, e traz o tema “O Reencontro dos Povos”.

Após dois anos sem a realização presencial por conta da pandemia da Covid-19, o evento volta a sua forma tradicional com o reencontro das tribos Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul) para mais um duelo da arte e da cultura indígenas. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti e do Estado do Pará, o Festribal acontece no Centro Cultural, mais conhecido como Tribódromo, com capacidade para 10 mil pessoas.

O espetáculo a céu aberto retrata a cultura indígena, com inspiração em seus rituais, no modo de vida do caboclo, no pescador e no farinheiro. Ao interagirem com suas tribos, as torcidas completam a festa e transformam o Tribódromo no local da maior expressão da arte indígena da Amazônia.

O Festribal nasceu de uma ramificação do Festival Folclórico de Juruti, onde se apresentavam cordões de pássaros, quadrilhas, bumba-meu-boi e carimbó. De 1995, quando o evento teve sua primeira edição, até hoje, a tribo Munduruku já venceu 16 vezes e a Muirapinima conquistou 13 títulos de campeã.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.