NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 08/05/2022 - 16:15
SescTV exibe programação especial Caymmi

O SescTV conta com a programação especial Caymmi. Neste domingo (08/05), em Passagem de Som, às 21 horas, com direção de Carlos Zen, é apresentado o compositor e cantor Dori Caymmi, filho do meio que revela alguns traços de sua influência artística e referências herdadas por sua tradição familiar. Ele comenta sobre seu gosto musical e temas relativos ao mar, em influência do universo sonoro e rítmico de seu pai.

O episódio mostra fotos de família e Dori relata que uma fonte de inspiração para suas composições é a natureza brasileira. “Gosto de fazer músicas para coisas bonitas”, revela. Também a literatura aliada à vitalidade da natureza, explica o músico, constituem a força motora para suas criações.

Para Dori, mesmo morando nos Estados Unidos, o Brasil continua sendo sua inspiração; contudo, ele destaca ter influências jazzísticas, como Miles Davis e John Coltrane. Enfatiza, ainda, a qualidade e versatilidade do violão brasileiro, com nomes de compositores como Baden Powell e João Gilberto.

Outra participação na obra é a do saxofonista e flautista Teco Cardoso, que conta a sua admiração pela família Caymmi. Os ensaios para o show instrumental foram gravados e estes bastidores serão apresentados na série.

Na sequência do Passagem de Som, o Instrumental Sesc Brasil, também com Dori Caymmi, direção de Max Alvim e Carlos Zen, exibe o show, gravado no Sesc Consolação, em 4 de fevereiro de 2013, com interpretações de composições conhecidas como as versões instrumentais para Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e Você já foi à Bahia, de Dorival Caymmi, além de músicas próprias e em parceria com Paulo César Pinheiro.

Dori Caymmi já fez arranjos para Tom Jobim, Edu Lobo e Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Ganhou dois Prêmios Grammy Latinos: em 2002, pela canção Saudade de amor, com letra de Paulo César Pinheiro; em 2004, pelo CD Para Caymmi -- 90 anos, com os irmãos Nana e Danilo.

Por fim, os vídeos do programa Compacto, que tem dois episódios com cerca de quatro minutos, um com Alice Caymmi e outro com Danilo Caymmi, traz músicos e compositores brasileiros para contar histórias de suas carreiras. A apresentação será no formato de interprograma, entre os intervalos da programação, em vídeos de até 4 minutos, que também estão disponíveis no Canal do YouTube do SescTV

A cantora e compositora carioca, Alice, neta de Dorival Caymmi e filha de Danilo Caymmi, comenta suas principais referências sonoras, uma mistura de pop, rock e música brasileira. No episódio do arranjador, cantor, compositor e flautista Danilo Caymmi, ele relembra sua trajetória e parceria com Tom Jobim.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2022  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.