NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 05/12/2021 - 00:40
"Cine Marrocos" ganha destaque na GloboNews

Grande vencedor de 2019 do É Tudo Verdade, maior festival de documentários da América Latina, o filme “Cine Marrocos” será exibido neste domingo (05/12), a partir das 23h, na faixa especial da GloboNews.

O filme de Ricardo Calil mostra a ocupação artística e social do Cine Marrocos, cinema histórico abandonado em São Paulo, por integrantes de grupos excluídos. O longa também foi premiado com o Golden Dove, na categoria Next Master no DOK Leipzig, festival de documentários mais antigo do mundo, na Alemanha, em 2018; Melhor Documentário no FICG - Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, em 2019; e selecionado para o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, em Havana, e o DocAviv - Festival Internacional de Documentários de Tel Aviv, em Israel, em 2019.

As filmagens da produção chegaram no cinema quando o hall e o prédio acima dele estavam ocupados por cerca de 2 mil moradores de 17 países, entre brasileiros sem-teto, imigrantes latino-americanos e refugiados africanos. A sala de cinema, porém, permanecia fechada.

Em 1954, ano do quarto centenário da cidade de São Paulo, o Marrocos foi o quartel-general do I Festival Internacional de Cinema do Brasil e exibiu clássicos como Noites de Circo (Ingmar Bergman), Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder), A Grande Ilusão (Jean Renoir), Júlio César (Joseph Mankiewicz) e Pão, Amor e Fantasia (Luigi Comencini). Muitos moradores do Cine Marrocos assistiram a um filme na tela grande pela primeira vez nas suas vidas, no cinema que lhes servia de casa.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.