NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 15/10/2021 - 21:24
TV Cultura produz documentário sobre Dinossauros de São Paulo

Neste sábado (16/10), às 20h30, será exibido o documentário inédito produzido pelo jornalismo da TV Cultura, Dinossauros de São Paulo. O filme faz uma viagem à região de Marília e Monte Alto, no interior de São Paulo, onde recentemente foi encontrado mais um osso, de 1,5m, de um titanossauro. O fóssil de 70 milhões de anos foi achado durante as obras da rodovia SP - 333, que liga Marília à cidade de Júlio Mesquita.

A região é conhecida como Bacia de Bauru, com formações de rocha sedimentar propícias para a preservação de fósseis. O documentário volta ao local da nova descoberta com o paleontologista Wilian Nava. Foi ele, um ex-bancário, que também descobriu o primeiro fóssil de dinossauro na região, em 1993. Nava conta detalhes das suas descobertas e mostra os preparativos para a reabertura do Museu de Paleontologia de Marília, prevista para o ano que vem.

A reportagem da TV Cultura vai a vários sítios de escavação e acompanha o trabalho para a retirada dos fósseis das rochas. O programa conta ainda a história de moradores que gostavam de dinossauros quando crianças e agora trabalham com a paleontologia.

Em Brasília, o professor e paleontólogo Rodrigo Santucci explica a importância das descobertas no interior paulista. Ele coordena os estudos do fóssil de outro titanossauro encontrado em 2009 na mesma região. A Universidade de Brasília fará uma réplica do animal que será devolvida ao Museu de Paleontologia de Marília no ano que vem.

O documentário relata ainda como eram e como viviam as espécies de dinossauros no Vale Paulista no período Cretáceo da tabela do tempo geológico. Os paleontólogos também explicam as diferenças da paisagem atual em relação ao período pré-histórico.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.