NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 14/10/2021 - 22:18
"Estação Livre" analisa racismo em ambientes acadêmicos nesta sexta

Nesta sexta-feira (15/10), às 22 horas, na TV Cultura, “Estação Livre” celebra o Dia do Professor com um programa sobre Educação. A edição, apresentada por Cris Guterres, recebe o professor de história na Uneafro e ativista Douglas Belchior e Ednéia Gonçalves, educadora e socióloga.

A edição faz um panorama contundente do setor educacional e aborda as consequências da pandemia, que prejudicou a aprendizagem e ainda causou um aumento da evasão escolar. Além disso, a metodologia e a figura do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, são apresentadas ao longo do programa.

O Estação Livre inicia com uma reportagem sobre o educador Paulo Freire. O Patrono da Educação Brasileira é reconhecido mundialmente por sua metodologia própria de alfabetização.

Além disso, a edição conta a história de Thiago Torres, o garoto de periferia que entrou para uma das melhores universidades do país e alcança sucesso nas redes.

O programa também aborda a importância do rap como ferramenta pedagógica e educacional. Assim como o rap, o funk tem se mostrado mais do que um estilo musical da moda. O projeto Funkeiros Cults, de um jovem periférico de Manaus, compartilha memes e comentários sobre livros nas redes sociais.

Ainda no Estação, por meio de alunos de coletivos, é discutida a presença do racismo em ambientes acadêmicos. O programa aborda o crescimento de cursinhos pré-vestibulares voltados aos alunos de baixa renda e como movimentos sociais impulsionam a proliferação destes modelos

Já o educador, antropólogo e folclorista Tião Rocha faz um depoimento para o programa, corroborando sua tese de que Educação se faz em qualquer lugar, e a estudante Ana Beatriz Teixeira dá um depoimento sobre a importância das ações afirmativas para o ingresso de negros e indígenas nas universidades

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.