O reality show Microfone Aberto no Kwai conquistou o prêmio
Digital Media Latam 2021, da Associação Mundial de Editores de Notícia
(WAN-IFRA), na categoria Melhor Campanha de Branded Content (conteúdo de marca).
O projeto, que celebrou os 14 anos do Jogo Aberto, foi lançado no programa
esportivo em 6 de abril em parceria com o Kwai, app de criação de
compartilhamento de vídeos curtos.
A ação escolheu João Pedro Sgarbi, de 19 anos, como o novo
comentarista da atração da Band. O concurso foi dividido entre TV e internet.
Para participar, os interessados precisavam ter mais de 18 anos e deveriam
postar um vídeo no Kwai dizendo “por que eu quero ser o novo comentarista do
Jogo Aberto”, além de responder a um quiz sobre futebol.
A fase de inscrições, iniciada em março, contou com mais de
97 mil vídeos com a hashtag #microfoneabertonokwai. No mês seguinte, foram
selecionados 24 concorrentes de seis estados: Bahia, Paraná, Rio de Janeiro,
Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os aspirantes a comentarista,
que não precisavam ter formação universitária, cumpriram uma série de desafios
disputados semanalmente no Kwai. Cada um precisou demonstrar boa técnica e
conhecimentos sobre o mundo da bola, além de irreverência e bom humor,
características típicas dos usuários da rede social e do programa. O júri foi
formado pelo próprio time do Jogo Aberto e também contou com voto popular em
enquetes no site da atração - foram quase 1 milhão de votos até a final do
reality.