NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 12/10/2021 - 20:47
"Profissão Repórter" apresenta dificuldades enfrentadas por moradores em Franca e semiárido nordestino

Nesta madrugada de terça (12/10) para quarta-feira (13/10), “Profissão Repórter” mostra a rotina de pessoas que vivem no Nordeste em regiões diretamente impactadas pela desertificação. Cerca de 15% do semiárido brasileiro já foi atingido por este processo, que torna a terra improdutiva por conta dos longos períodos de seca, do desmatamento e de práticas agrícolas sem manejo adequado.   

Durante 11 dias, os repórteres Nathalia Tavolieri e André Neves Sampaio percorreram mais de dois mil quilômetros pelos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas para mostrar como está a vida das pessoas que enfrentam as consequências deste fenômeno, como Ciço, um senhor que vive no Sertão paraibano e durante toda sua vida utilizou a agricultura como forma de subsistência. Hoje, ele não consegue mais cultivar milho nem feijão em sua terra.

No interior do Alagoas, a equipe acompanhou uma família de 12 pessoas que não têm acesso à água e precisa percorrer quilômetros em uma charrete diariamente para encher um barril nas cisternas de familiares. O repórter Pedro Borges esteve em Franca, no nordeste do Estado paulista, na região engolida por uma gigante nuvem de poeira, onde a secura espalha sujeira.  Os moradores da cidade enfrentam um racionamento desde o fim do mês passado: 36 horas sem água e 36 horas com.

A situação é ainda mais grave nos bairros de periferia. No Aeroporto II, a família de Maria Imaculada, 75 anos, utiliza-se da água estocada em garrafas de dois litros nos períodos de seca. No Jardim Leporace, zona norte de Franca, local repleto de conjuntos habitacionais populares, a escassez de água chega a durar até cinco dias.

"Profissão Repórter" vai ao ar na TV Globo, logo após "Verdades Secretas".

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.