NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 11/10/2021 - 18:55
TV Brasil estreia série de reportagens O Futuro da Energia

Os telejornais da TV Brasil apresentam, a partir desta segunda (11/10), a série de reportagens "O Futuro da Energia", produção jornalística que vai mostrar como o Brasil se prepara para enfrentar o problema provocado pela falta de chuvas.

O repórter Mauricio de Almeida e o repórter cinematográfico Eusébio Gomes viajaram de norte a sul do País e realizaram 15 matérias especiais. As reportagens vão ser exibidas entre os dias 11 e 15 de outubro nos telejornais Brasil em Dia, às 8h; Repórter Brasil Tarde, às 12h15; e Repórter Brasil Noite, às 19h.

A série "O Futuro da Energia" vai ganhar versões para a Agência Brasil que publicará matérias nos dias 12, 13 e 14, e para o programa A Voz do Brasil.

As reportagens sobre a situação da energia no País apontam temas relevantes como o aumento da produção de energia com redução do consumo de água na Usina Hidrelétrica de Itaipu, as formas alternativas de geração de energia, o potencial da energia nuclear e a recuperação de bacias hidrográficas.

A equipe mostra o trabalho que está permitindo a Usina Hidrelétrica de Itaipu produzir mais energia com menor consumo de água. No primeiro semestre, a hidrelétrica que é líder mundial em produção de energia renovável conseguiu o melhor resultado da história.

O especial da emissora pública ainda mostra o projeto de reflorestamento da bacia do Rio Paraná que ajuda a melhorar a qualidade e a quantidade de água no reservatório de Itaipu. A iniciativa já garantiu o plantio de 24 milhões de árvores na região. Além dos técnicos de Itaipu, produtores rurais que ajudam no processo de recuperação das nascentes também foram entrevistados.

A Usina de Itaipu também está ajudando a desenvolver outras formas de geração de energia. Um dos exemplos é o biogás gerado com dejetos de animais e restos de alimentos. Numa parceria com produtores rurais foram instalados biodigestores que transformam os dejetos em energia.

Na granja Colombari toda a energia consumida na propriedade que fica no Paraná é gerada pelo sistema de biogás. A série jornalística também apresenta projetos voltados para a energia eólica e solar. Novas fontes que poderão ser utilizadas para produzir o biogás são testadas nos laboratórios de Itaipu.

A energia nuclear é apontada como uma das alternativas para equilibrar o sistema energético do país. A produção mostra a visita realizada pela equipe da TV Brasil ao canteiro de obras da Usina Angra 3. A construção deve ser retomada em breve.

O trabalho deve gerar até dez mil empregos diretos e a previsão é de que tudo estará pronto no fim de 2026. As três usinas da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto vão poder abastecer sessenta por cento do estado do Rio de Janeiro.

A série de reportagens "O Futuro da Energia" acompanha uma ação do programa Águas Brasileiras que prevê recuperar quatro bacias hidrográficas que ficam em 10 Estados. A equipe vai até a comunidade de Brejo da Brásida, na cidade de Sento Sé, na Bahia, para mostrar o andamento do projeto.

O trabalho está recuperando nascentes do Rio São Francisco no sertão baiano. Nos lugares onde a ação está mais avançada já tem água brotando no meio da caatinga. O São Francisco é fundamental para o abastecimento hídrico do Nordeste. A água represada na barragem de Sobradinho, na Bahia, serve para movimentar as turbinas de seis usinas hidrelétricas.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.