Nesta quinta-feira (07/10), às 22 horas, na TV Cultura, “Linhas
Cruzadas” questiona se a loucura dominou o mundo. Com apresentação de Luiz
Felipe Pondé e Thaís Oyama, o programa fala sobre o crescente uso de
medicamentos psiquiátricos por crianças, adolescentes e jovens, e como o
marketing e a ânsia pelo sucesso podem estimular a loucura.
No primeiro bloco, falando sobre o crescente uso de
medicamentos psiquiátricos na infância, adolescência e juventude, Pondé afirma:
"A ansiedade é compreendida como a percepção que “eu vou fracassar diante
das demandas do mundo, os meus mecanismos de controle vão fracassar”, (e isso)
gera sofrimento mental".
Quanto ao papel do marketing, Pondé defende que ele se
transformou no grande narrador do mundo, e que a partir disso ele é mentiroso.
"Eu vou explicar. Porque quando o marketing está identificando desejos
para você comprar sapato, celular, seja lá o que for, é uma coisa. Quando o
marketing se transforma numa ciência para gerar experiências, valores,
expectativas e significado é que eu chamo de marketing existencial",
continua. E finaliza: "E passa a ser mentiroso porque você tem que ser
otimista o tempo inteiro".
Rumo ao final da edição, Pondé discorre sobre a busca pelo
sucesso: "Claro, eu acredito que têm pessoas que são obcecadas pelo
sucesso compreendido, como você ser uma celebridade. E outras nem tanto. Não
acho que todo mundo, a rigor, quer ser celebridade, apesar de que sobre os mais
jovens isso tende a ser uma pressão muito grande".