NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 19/09/2021 - 23:17
TV Globo anuncia Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual

O Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual chega à sua quinta edição. Fruto da parceria entre a Globo e a Festa Literária das Periferias (Flup), o projeto, focado na formação de roteiristas, neste ano, passa a contemplar também vagas para indígenas. Ao todo, foram selecionados 40 participantes, sendo 20% deles descendentes diretos de povos originários. A abertura do Laboratório foi comandada pela cineasta Graciela Guarani e pelo diretor da Globo Jeferson De.

Durante 12 semanas, o Laboratório acontece de forma remota, trabalhando com os alunos conceitos básicos de narrativa, construção e desenvolvimento de personagens e tramas de diferentes gêneros, como humor e ficcionalização de fatos reais. Nomes como Paulo Lins, Carolina Kotscho, Martha Mendonça, Elisio Lopes Jr., Pedro Riguetti, Tati Bernardi, entre outros, estão entre os palestrantes, sendo Jorge Furtado e Rosane Svartman, os padrinhos da turma. Além das aulas, uma vez por semana, os roteiristas se encontram com orientadores, como Renata Dias Gomes e Clarisse Vianna. As profissionais, que trabalham com grupos de cinco participantes, acompanharão de perto o desenvolvimento do argumento final.

As cincos edições do Laboratório tiveram números expressivos: mais de 2.000 inscrições, 150 participantes, 136 argumentos entregues, mais de 20 roteiristas contratados pela Globo e o especial de Natal, Juntos a Magia Acontece, produzido a partir de um argumento construído no Laboratório, vencedor do Leão de Ouro, na categoria Entretenimento, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2020/2021.

Fruto da parceria entre a Globo e Festa Literária das Periferias (Flup), o Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual acontece entre 16 de setembro e 18 de novembro, com cerimônia de encerramento prevista para o dia 25 de novembro.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.