NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 18/09/2021 - 20:40
"Caminhos da Reportagem" desbrava Recôncavo Baiano neste domingo

Neste domingo (19/09), às 20h30, na TV Brasil, “Caminhos da Reportagem” desbrava o interior da Bahia. A edição inédita "Pedra do Cavalo: uma viagem do recôncavo ao Portal do Sertão", produzida pela TV Feira, afiliada da TV Brasil na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), mostra o reservatório de água doce localizado no coração do recôncavo baiano, na cidade de Cachoeira.

As águas represadas pela construção da barragem de Pedra do Cavalo criaram um lago formado por dois rios da Bahia, o Jacuípe e o Paraguaçu. Além de fornecer água potável e energia elétrica para 4 milhões de pessoas, essa bacia ainda revela um enorme potencial ecológico e turístico, abrindo espaço para a pesca esportiva e a prática de esportes aquáticos como o jet ski, caiaque, vela e skysurf.

O entorno da barragem cercado pela caatinga e pela mata atlântica é uma Área de Proteção Ambiental.

A exploração de pescados para fins comerciais e a pesca artesanal ocorrem em todo o lago Pedra do Cavalo. Ali, o pescador Lucivaldo Pedreira mostra satisfação com os projetos de apoio aos pescadores. "A pesca aqui é muito legal para a nossa comunidade. Esse projeto que veio pra gente chamado Peixe na Rede foi muito lucrativo, gerando emprego e renda", afirma.

O programa ainda revela como as cidades históricas do recôncavo se desenvolveram em torno dessa barragem. É o caso de Cachoeira e São Félix, separadas apenas pelo rio Paraguaçu. As duas cidades são dois importantes patrimônios históricos, não apenas da Bahia, mas de todo o Brasil.

O historiador Jacó dos Santos explica o motivo da região possuir esse legado. "Foi aqui em Cachoeira que aconteceu o primeiro passo para a independência do Brasil, no dia 25 de junho de 1822. Foi o momento em que os portugueses ainda resistiram na Bahia. Inclusive porque aqui, o Dom Pedro I foi aclamado Imperador e defensor perpétuo do Brasil”, argumenta.

Segundo o historiador, no século XIX, o recôncavo da Bahia tinha mais de 40 engenhos, cujas ruínas ainda resistem ao tempo, como é o caso da Casa Grande do Engenho Vitória mostrada na reportagem. Cachoeira é considerada a cidade mais negra da Bahia e do Brasil, mantendo vários terreiros de candomblé e umbanda que entram no circuito do turismo religioso, alguns, inclusive tombados pelo patrimônio imaterial.

O episódio também mostra que entre Cachoeira e Feira de Santana está a cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, onde nasceu Castro Alves, o poeta dos escravos. Ali, a casa onde ele viveu na infância foi transformada em museu que já reabriu as portas aos visitantes depois de ficar fechada por meses durante a pandemia.

Diogenisa Oliva, coordenadora do Parque Histórico Castro Alves, fala com orgulho da preservação da memória do escritor. "Nós temos uma gravata, que foi guardada antes da morte dele, temos um cachinho de cabelo, uma cômoda papeleira e uns manuscritos dele do livro dos escravos", observa.

Durante a entrevista para a produção jornalística, ela complementa o raciocínio. "Ele era um artista completo, escreveu peças de teatro e desenhava muito bem", explica Diogenisa apontando a pintura de Castro Alves na parede do museu.

Essa edição ainda destaca as belezas de Feira de Santana. Conhecida como a Princesa do Sertão, apelido dado por Rui Barbosa, é a maior cidade do interior da Bahia e uma das mais importantes do interior do Nordeste.

A região mantém fortes tradições. Algumas com mais de 100 anos como o Reisado de São Vicente, festejado no Dia de Reis. Também foi ali que o samba de roda do Recôncavo ganhou um sotaque sertanejo e rompeu fronteiras.

Representante do grupo de cultura popular Quixabeira da Matinha, Galdino Oliveira, conhecido como Guda, explica como seu pai, o saudoso Coleirinho da Bahia, popularizou o samba de roda. "O samba de roda só era visto na zona rural, que a gente costuma falar, dentro da roça. E ele pegou esse samba e começou a levar para apresentar nas cidades e depois para as capitais. E graças a Deus hoje, esse samba está no mundo", conclui.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.