NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 10/04/2021 - 22:47
TV Cultura lamenta falecimento de Ismael Ivo

Nesta sexta-feira (09/04), a assessoria de comunicação da TV Cultura encaminhou Nota de Pesar pela morte de Ismael Ivo. Segue na íntegra:

“É com imenso pesar que a Fundação Padre Anchieta, mantenedora das Rádios e TV Cultura, lamenta o falecimento de Ismael Ivo, Conselheiro da FPA e Assessor Artístico da TV Cultura, na noite desta quinta-feira (8/4), aos 66 anos, vítima da Covid-19. Ismael estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

A Cultura perde um dos grandes profissionais do nosso País, que foi reconhecido internacionalmente por sua atuação no universo cultural, em diversas áreas da dança, como coreógrafo, bailarino, diretor e curador.

Ismael deixa um legado de mais de 75 balés produzidos no mundo, inúmeros bailarinos brasileiros formados internacionalmente pelo seu projeto "Biblioteca do Corpo" e a marca como um dos maiores nomes da dança global.

Da periferia para o mundo

Premiado em vários países, Ismael Ivo, que nasceu na Zona Leste de São Paulo, iniciou sua carreira no Brasil nos anos 70. Conhecido por abraçar múltiplas atividades que têm como fim a arte e a cultura, em 1978, sua carreira internacional foi projetada a partir do encontro com o coreógrafo estadunidense Alvin Ailey, do qual integrou a companhia júnior nos Estados Unidos. Na década seguinte, uma apresentação solo do bailarino resultou numa resenhada no jornal The New York Times.

Ismael morou em Viena, na Áustria, onde fundou o ImPulsTanz, em 1984, junto do produtor e diretor Karl Regensburger. Foi diretor de dança da Bienal de Veneza e o primeiro negro e estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão, em Weimar.

Entre Estados Unidos e Europa, foram mais de 30 anos vivendo e trabalhando fora do Brasil, para onde retornou em 2017. Foi então que assumiu a direção do Balé da Cidade de São Paulo, mais uma vez como o primeiro negro a estar à frente deste cargo.

Como bailarino e coreógrafo, Ismael não tinha limites em suas formas de expressão. Enquanto diretor e curador, foi mestre em despertar o interesse do público por suas obras, que costumavam ser baseadas em memórias e vivências pessoais”.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.