NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 10/01/2021 - 18:27
Documentário da GloboNews mostra bastidores das gravações de Obatalá: Uma Homenagem a Mãe Carmen

A GloboNews exibe neste domingo (10/01), às 23h, o documentário “Obatalá, o Pai da Criação”, um mergulho nos acordes e singularidades da cultura afro-brasileira.

Uma parceria da GloboNews com a Gege Produções, o filme tem direção geral de Flora Gil e roteiro de Cristina Aragão, Leticia Muhana e Renata Baldi. Com imagens inéditas dos bastidores das gravações do CD “Obatalá: Uma Homenagem a Mãe Carmen”, reverencia o legado da Iyalorixá do Terreiro do Gantois, em Salvador, e propõe o respeito entre as religiões por meio da musicalidade.

Um encontro de grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Marisa Monte, Daniela Mercury, Gal Costa, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Nelson Rufino, Jorge Ben Jor, Alcione e Zeca Pagodinho. Indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa, o disco tem 19 faixas, a maioria em yorubá, e foi gravado no estúdio Ilha dos Sapos, no Candeal.

Os 55 minutos do documentário reforçam a importância e a representatividade do candomblé e fazem um registro histórico da Bahia e do Brasil. No CD, os convidados, em solo e dueto, homenageiam os orixás. Obatalá, o Pai da Criação mostra os bastidores de parcerias marcantes e traz depoimentos exclusivos. Um dos destaques é o reencontro de Gilberto Gil e Jorge Ben Jor depois de 30 anos.

Gil também marca presença em outras duas faixas: Carmen, com de Gal Costa, e Ogum Xangô.

Idealizado por Iuri Passos, Yomar Asogbá, José Maurício Bittencourt e Luciana Baraúna, filhos do Gantois e integrantes do Grupo Ofá, o projeto tem direção musical de Iuri e Yomar Asogbá. Iuri também assina a produção musical ao lado de Alê Siqueira. O trabalho reúne 37 músicos e conta com a participação dos Alagbês do Gantois, do Projeto Run Alagbê do Gantois, da Griô Vovó Cici e da própria Mãe Carmen.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2021  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.