NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 08/09/2020 - 17:25
TV Brasil estreia "Damas do Samba" nesta quarta

A produção "Damas do Samba" estreia na TV Brasil na faixa Festival de Cinema nesta quarta-feira (09/09), às 22h30, em formato de documentário. Dirigido pela cineasta Susanna Lira, o filme resgata a presença das mulheres no samba e a importância delas na história da música popular brasileira.

Com repertório de clássicos do gênero, a obra contempla veteranas consagradas e talentos da nova geração. O conteúdo já foi ao ar pela emissora pública em formato de série documental. A TV Brasil exibiu o material com exclusividade em 2018, em quatro episódios.

O longa conta a história de ícones como Tia Ciata, Dona Zica, mulher de Cartola, e Dona Neuma. A produção ainda celebra Clara Nunes, Alcione, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho e Clementina de Jesus.

Lançado em 2015, o documentário "Damas do Samba" parte da época da escravidão até chegar a 2013. Lembra de tia Ciata (1854-1924), a baiana que ajudou a difundir o samba de roda no Rio de Janeiro. Em sua casa, ponto de encontro de músicos, foi criado o clássico "Pelo Telefone". Depois, salta para Dona Zica, mulher de Cartola, e Dona Neuma, personalidades fortes na escola de samba Mangueira.

Clara Nunes, Alcione, Leci Brandão e Jovelina Pérola Negra ganham a tela do canal público cantando ou contando histórias. A eterna Beth Carvalho homenageia Clementina de Jesus. A madrinha do samba fala ainda do aspecto revolucionário do gênero.

A nova geração é representada pela figura da passista-mirim Luany dos Santos, sentindo-se a menina mais poderosa do planeta, ao vestir suas longas botas para encarnar a rainha de bateria da escola de samba mirim da Portela.

Entre as damas que ainda participam de "Damas do Samba" estão nomes como Mariene de Castro, Rosa Magalhães, Tia Surica, Nilce Fran, Márcia Lage, Lucinha Nobre, Wilma Nascimento, Nilze Carvalho e Nãnãna da Mangueira, entre outras.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2020  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.