NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - Curta!
 
MANCHETES

» 26/07/2020 - 17:53
Curta! comemora centenário de Celso Furtado neste domingo

Celso Furtado foi um dos intelectuais de maior destaque no Brasil do século XX. Neste domingo (26/07), às 21 horas, data em que ele completaria cem anos, o canal Curta! celebra a sua memória com a exibição do documentário “Longo Amanhecer”, de José Mariani, uma cinebiografia do economista.

Furtado nasceu no sertão da Paraíba, em 1920. Aos 19 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou na Faculdade Nacional de Direito (FND), pertencente à UFRJ. Tornou-se Doutor em Economia pela Sorbonne e participou de vários projetos que visavam ao desenvolvimento brasileiro – sendo fundador e primeiro dirigente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). Foi presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDE), antecessor do BNDES, e ministro no governo João Goulart.

Assim como boa parte da intelectualidade brasileira da época, teve seus direitos cassados após o golpe de 1964, sendo obrigado a se exilar fora do Brasil, tendo sido pesquisador na Universidade de Yale durante o período. Voltou ao Brasil em 1981, tornando-se novamente ministro no governo Sarney.

O filme reconstitui a atuação de Furtado como economista no Brasil, através de um material de arquivo e, principalmente, de uma entrevista dada pelo economista cinco meses antes de morrer, em 2004. Entre os temas abordados, está a urgência da superação das desigualdades sociais no Brasil.

Depoimentos de outros intelectuais como Francisco de Oliveira, Helio Jaguaribe e Maria da Conceição Tavares, contribuem para o entendimento do pensamento do economista, autor de diversos livros.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2020  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.