NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 05/06/2020 - 18:29
"Programa Especial" entrevista futebolistas com deficiência auditiva neste sábado

A penúltima edição inédita da temporada do “Programa Especial” recebe atletas com deficiência auditiva que jogam futebol neste sábado (06/06), às 9h30, na TV Brasil.

A produção da emissora pública entrevista Mariana Gomes, jogadora de futsal feminino que é surda; a treinadora da seleção brasileira de futebol de surdos, Cristina Lima, que é ouvinte; e os atletas Matheus Melo, Luan Albino e Vitor Hugo Silva, que integram a seleção carioca.

Atleta de futsal feminino da Associação de Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ), Mariana Gomes também trabalha na Federação Desportiva dos Surdos do Estado, com o objetivo de fomentar atividades físicas relacionadas a mulheres. A jogadora fala sobre a importância de disputar e vencer campeonatos da modalidade.

"Ganhar esses prêmios significa muita emoção porque o objetivo ao conseguir essas medalhas é mostrar como que a comunidade surda é forte. Muitos ouvintes não sabem dos nossos movimentos relacionados ao esporte. Eles pensam que os surdos são incapazes e não conseguem. Mas a gente pode mostrar através do esporte a nossa potencialidade", defende Mariana.

Treinadora da seleção brasileira de futebol de surdos, Cristina Lima é ouvinte e começou com um projeto social feminino, o "Estrela nova" com o qual passou a trabalhar também com pessoas com deficiência auditiva, após uma partida contra o time feminino da Federação do Rio de Surdos.

Ela explica quais são as categorias da modalidade. "O desporto surdo tem três categorias. Futsal, em quadra de salão, com competições municipais, estaduais, brasileiro e internacional. O mesmo é o Fut7, em campo de grama sintética, com sete atletas. Temos o futebol de campo com 11 jogadores", conta.

Cristina diz que é possível migra de modalidades. "Todos os atletas são avaliados. Podem jogar futsal, Fut7 e futebol de campo. Então, assim, eu tenho um atleta que ele joga futsal, eu posso convocar ele para o campo", afirma a técnica.

O jogador da seleção carioca de surdos, Matheus Melo, ressalta a diferença de jogar com outras pessoas com deficiência auditiva. "Eu já participei de futebol convencional, de ouvintes, e os ouvintes achavam que o surdo não tinha capacidade pela falta de audição", recorda.

"No futebol com surdos há uma interação e é muito melhor. Essa é a diferença do futebol com ouvintes. A comunicação na equipe de surdos é muito boa porque acontece Língua de Sinais e facilita o entendimento. O futebol acontece de uma forma natural, o aprendizado é mais rápido e, aí, nós conseguimos treinar e ser profissionais no futuro", completa.

Luan Albino, por sua vez, destaca o sentimento de atuar pela seleção brasileira. "Acho que é o sonho de todos os atletas. Primeiro, você vai para a associação, depois, para a federação e a seleção é o topo", comemora.

"Existem campeonatos, Copa do Mundo, Mundial, Olimpíadas. Aí, você conhece o mundo afora, participa de competições, tem experiências variadas, então, é o topo de tudo. Eu me sinto muito orgulhoso de representar o Brasil", reconhece.

Já o atleta Vitor Hugo Silva fala da importância do esporte na vida dele. "Quando eu jogo futebol, eu me sinto feliz, tranquilo. Os amigos surdos me ensinam como jogar futebol, tem uma interação. Eles esclarecem todas as minhas dúvidas, limitações. Aprendo muito. Eu me sinto muito feliz sendo atacante. É ótimo", conclui.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.