NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 02/06/2020 - 17:11
Canal Cinemax exibe último episódio da série "Missões de Vida" com Êda Luiz e Braz Nogueira

O décimo e último episódio inédito da série “Missões de Vida” estreia no canal Cinemax e na HBO GO nesta terça-feira (02/06), às 18h55. Em “Educação sem muros”, os personagens são os educadores Êda Luiz e Braz Nogueira (ambos de São Paulo) que transformaram escolas em pontos centrais para comunidades mais humanas e dignas.

O educador Braz Nogueira ficou conhecido por transformar o processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos Salles, em Heliópolis, uma das maiores comunidades da América Latina. Por meio de ações simples, como conversar com os moradores da região, e outras desafiadoras, como a derrubada dos muros, Braz trouxe a comunidade para dentro da instituição de ensino.

Ao perceber que os muros, que antes serviam para proteger a escola, estavam afastando as pessoas daquele ambiente, ele mandou tirá-los e criou uma grande praça integrando as áreas. Quando notou que os alunos e professores precisavam mudar a abordagem dos conteúdos, transformou o currículo e mandou derrubar as paredes que dividiam as salas de aula.

Braz Nogueira recorda quando assumiu o cargo de diretor na EMEF Campos Salles em 1995. “Foi meu maior desafio, não conhecia ninguém, mas não podia voltar atrás”, diz. Ao invés de desistir de comandar a escola na comunidade carente, ele adotou a estratégia de aumentar a participação de todos na rotina, envolvendo pais nas decisões, na manutenção e na conservação da instituição.  Mais difícil, porém foi romper com a estrutura tradicional do prédio e do currículo.

Apesar da resistência inicial, conseguiu derrubar as paredes internas da escola, transformando 12 salas em 4 salões. Agora, os alunos sentam-se em mesas coletivas e estudam por meio de roteiros, nos quais desenvolvem percursos de aprendizagem sobre os mais diferentes campos do conhecimento.

Derrubar paradigmas e implantar conceitos inovadores de inclusão e de educação, também é missão de Êda Luiz que, por 20 anos, foi coordenadora pedagógica do Centro de Integração de Jovens e Adultos (Cieja) em Campo Limpo, na periferia de São Paulo.

Durante este período, o local, que se abriu para acolher adultos e crianças que não se encaixavam em outras instituições, foi reconhecida como “Escola de Educação Transformadora para o Século XXI” pela UNESCO (2017). “Nossos alunos já passaram pelo sistema educacional, mas foi negado a eles o direito de aprender”, afirma Êda. “Mas está provado todo mundo aprende”, completa.

Adultos trabalhadores, pessoas de idade, jovens com deficiências ou problemas de aprendizagem reúnem-se no Cieja para aulas que levam em conta suas necessidades. Não há separação dos alunos deficientes: eles participam das turmas regulares, mas têm aulas específicas de libras e braile.

Os conteúdos abordam assuntos do interesse deles, como família, comida, esporte, viagens e trabalho. As atividades que promovem a interação social dos estudantes também são estimuladas. No Missões de Vida, Êda lembra seu gosto por desafios. Ela já era professora aposentada quando prestou um concurso para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e foi convidada para coordenar o Cieja, na região carente. “O interesse pela carreira de educadora vem desde criança”, explica.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.