NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 30/05/2020 - 19:06
"Caminhos da Reportagem" apresenta olhar infantil para pandemia do novo coronavírus

Neste domingo (31/05), às 20h, na TV Brasil, o programa “Caminhos da Reportagem” aborda a pandemia da Covid-19 sob o ponto de vista das crianças que vão crescer sob o reflexo do novo coronavírus no mundo.

Em meio a saudades da escola, restrições ao brincar e medo do coronavírus, a produção jornalística mostra como crianças estão enfrentando o isolamento social.

Pais, famílias, as próprias crianças, coletivos de cinema e parceiros da TV Brasil registraram o que viram de perto em suas casas ou locais onde moram. A atração mostrará as realidades das crianças de classe média, da periferia, do interior do país e crianças indígenas que vivem o problema de formas diferentes, mas com a mesma preocupação.

Moradora de Paraisópolis, em São Paulo, onde divide uma pequena casa de dois quartos com outras seis pessoas, a diarista Cristina Maria da Silva acompanha a ansiedade e inquietação de quatro adolescentes e crianças que estão sem ir à escola, com aulas online.

"A gente vai tentando fazer o que pode nessa quarentena para não ficar louca, porque ficar em casa todo esse tempo com as crianças, elas ficam estressadas, cansadas de só jogar videogame, só assistir TV ou brincar dentro de casa", desabafa.

Já no sertão pernambucano, em Serra Talhada, os primos Davi Santos (4 anos) e Gustavo Silva (5 anos), que moram em uma comunidade rural, apesar da pouca idade já entendem que vivem tempos diferentes. Acostumados a brincarem com liberdade pela região, com contato diário com a natureza, eles estranham o confinamento, enquanto assistem na TV histórias assustadoras sobre um "monstro invisível".

"Não pode ir para canto nenhum", reclamam. Mas para Bruna Tainá Santos, mãe de Davi, o temor é outro: "Eu tenho medo desse vírus chegar até aqui. O meu medo é do meu filho adoecer", declara para a reportagem da emissora pública.

Também no interior de Pernambuco, no município de Águas Belas, está a Reserva Indígena do povo Fulni-ô. Já há casos de coronavírus na região e as crianças indígenas estão assustadas. Yaysni Ferreira dos Santos (6 anos) e Tedya Ferreira Barbosa (8 anos) têm acompanhado o que acontece no mundo pelos jornais.

"Eu estou com medo porque eu não quero ficar doente", explica Yaysni. "As notícias que eu ouvi é que está tendo muita morte e estou com medo, a minha família também", conta Tedya.

Os irmãos José (9 anos) e os gêmeos Bento e Miguel (6 anos) moram em Curitiba, no Paraná. A família de classe média vive em uma casa com quintal que permite mais liberdade para as brincadeiras, mas as crianças também sentem o isolamento social. 

A mãe dos meninos, a empresária Ana Caroline Olinda, conta como está sendo para cada um deles. "O José muito mais ativo, precisa correr, tem muita energia. Já os gêmeos são mais caseiros, então eles têm sentido menos a quarentena", revela.

A professora Diana Cardoso é mãe de Marina (10 anos) e vive em casa os dois lados dessa realidade. Ela e a filha contam que no início foi difícil o ensino online sem muito planejamento. Mas, agora, a fase da adaptação foi superada. "Estou gostando das aulas, acho que está de uma maneira bem legal de aprender, mas preferia da forma antiga", diz Marina.

Para Isabela John (11 anos), a escola particular onde estuda conseguiu fazer uma dinâmica para os alunos, com aprendizado em sites científicos, uso de aplicativos, entre outros recursos. Mas ela sente falta de estar fisicamente na escola. "Eu estou usando uniforme nas minhas aulas online porque a gente se sente mais no clima da escola", conta Isabela explicando uma estratégia para não sair da rotina.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.