NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - RedeTV!
 
MANCHETES

» 12/01/2020 - 19:09
Laurentino Gomes destaca nova trilogia de livros sobre escravidão no "Mariana Godoy Entrevista"

O jornalista e escritor Laurentino Gomes foi o convidado da mais recente edição do “Mariana Godoy Entrevista”.

Autor dos três best-sellers 1808, 1822 e 1889, Laurentino falou sobre seu novo trabalho: uma trilogia que irá retratar o período da escravidão no Brasil. Após seis anos de pesquisas, ele lançou, em outubro do ano passado, a primeira obra da série, intitulada Escravidão - Volume 1: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares. As demais estão previstas para 2020 e 2021.

Ao relembrar as viagens que fez a países africanos em 2017, destaca um episódio que o marcou em Gana. “Fui visitar o Castelo de São Jorge da Mina, de onde saiu boa parte dos escravos que vieram para o Brasil. Entrei num porão muito escuro, lá embaixo no castelo. O guia perguntou se eu queria ficar um pouco sozinho e fechou a portinhola que era a única entrada”, relembrou.

“Ficou absolutamente escuro, frio, úmido. Tive uma crise de choro convulsivo. Uma coisa muito forte. Você não escreve e não pesquisa sobre escravidão como se você estivesse dando um passeio”, detalhou o escritor sobre a fase de estudos e apurações.

Jornalista há mais de 42 anos, Laurentino, que já foi repórter e editor de grandes jornais e revistas do país, ressaltou a importância do conhecimento histórico para a construção de uma identidade social. "Nós não estudamos história apenas com caráter de entretenimento. (&) Ela tem outra função. É olhando o passado que nós conseguimos entender quem somos hoje e quem gostaríamos de ser. Uma sociedade que não entende história não consegue entender a si própria e, portanto, não está preparada para tomar as decisões a respeito do futuro”, destacou.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2020  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.