NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 08/12/2019 - 23:55
Festival Batuque reúne nomes do rap e do hip hop em shows inéditos no SescTV

Nesta quarta-feira (11/12), às 22h, o SescTV exibe os shows de Elo da Corrente & Matéria Prima, Pau de Dar em Doido e Baco Exu do Blues gravados durante o Festival Batuque 2018, realizado no Sesc Santo André, na Grande São Paulo. Unidos pelo hip-hop e mesclas de beats criativos, os músicos também comentam sobre o cenário atual do rap no Brasil e seus desdobramentos.

Integrante do trio paulistano Elo da Corrente, MC Caio lembra que conheceu o mineiro MC Matéria Prima nos anos 2000. Essa amizade resultou numa parceria no álbum mais recente do grupo, o Rosas de Jericó (2018). O MC Matéria Prima, que já fez parte de projetos como Quinto Andar e Subsolo, comenta ainda que o processo de composição deles se baseia em cruzar os repertórios até chegar no resultado. Já o MC Pitzan (Elo da Corrente) diz que antigamente a cena do rap era segregada entre Rio de Janeiro e São Paulo, mas que agora está expandindo.

Para o MC Nato PK, em vinte anos de Pau de Dar em Doido, é importante mencionar que eles vivenciaram uma época com poucos recursos de produção e marketing, antes de terem contato com a internet e a tecnologia. “Para a gente, é bacana estar inserido nessa fase crescente que o rap veio tendo dos anos 1990 até então”, afirma. Concordando com o amigo, o MC Enézimo complementa sobre o ponto em comum entre o passado e o presente: “Você não pode parar de fazer e criar, tem que ser constante. Sem música e criatividade você não consegue abastecer essa tecnologia. Essa é a união das gerações”.

Baco Exu do Blues articula que o rap não precisa necessariamente transmitir uma mensagem, mas se passar, que não seja a errada, uma vez que se trata de um gênero musical político. Para definir seu jeito de compor e como foi criado seu primeiro álbum, Bluesman (2018), Baco explica sobre como gosta de atrair as pessoas pela sonoridade e por palavras-chave. “Em resumo, o álbum é sobre ser uma pessoa e apenas uma pessoa. É um disco sobre negritude e minorias, mas também que diz que somos pessoas. Fala sobre a batalha em diversos momentos, porém é uma luta que defende o espaço de não ser só isso. De ser humano, de ser uma pessoa que sente”, expõe o cantor sobre o conceito de seu trabalho.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.