NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 16/11/2019 - 20:59
Quarteto de instrumentistas Duo + Dois ganha destaque no SescTV neste domingo

O SescTV exibe duas produções inéditas neste domingo (17/11), a partir das 21h, com o quarteto de instrumentistas veteranos Duo + Dois, sendo um documentário da série Passagem de Som e um show da série Instrumental Sesc Brasil.  No primeiro, os integrantes relembram quando o grupo se formou e falam de carreira e, no segundo, fazem interpretações originais de clássicos da música brasileira. A direção geral das duas séries é de Max Alvim.

No Passagem de Som, em visita ao Instituto Débora Muskat, o grupo Duo + Dois é apresentado a um trabalho de pesquisa com peças de artesanato criadas a partir de vidro reciclado. Os artistas interagem com as obras e se divertem ao conversar por chamada de vídeo com a artista plástica Muskat, que atualmente vive na Dinamarca.

Antes da formação do Duo + Dois, os violonistas Fernando Melo e Luiz Bueno já integravam, há 40 anos, a dupla Duofel. Eles contam que foram convidados pelo multi-instrumentista Hermeto Pascoal para fazer uma apresentação na abertura de alguns shows dele com uma banda a qual Carlos Malta, hoje integrante do Duo+ Dois, fazia parte. Em um projeto de encontros de músicos, montaram um trio e, mais tarde, tornaram-se um quarteto com Robertinho Silva, que compõe a formação atual.

O episódio ainda conta com depoimentos da artesã Silvia Kehdy, da produtora Patricia Scotolo, do percussionista Marcos Suzano, do fotógrafo Gal Oppido e da cantora Ellen Oléria.

Em sequência, no Instrumental Sesc Brasil, o grupo apresenta sucessos da MPB em ritmo de jazz mesclado com as variações folclóricas brasileiras, mostrando o panorama da atemporalidade das músicas e o poder da liberdade de criação que a percussão tem. O quarteto Duo + Dois é composto por Fernando Melo, no violão de 12 cordas; Luiz Bueno, no violão clássico e nos efeitos; Carlos Malta, nos sopros; e Robertinho Silva, na percussão.

O repertório traz as composições Canto de Yemanjá (Baden Powell e Vinicius de Moraes); Ponteio (Edu Lobo e Capinam); Água de Beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes); Cais (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos); Emoriô e Bananeira (ambas de João Donato e Gilberto Gil); e Canto de Xangô (Baden Powell e Vinicius de Moraes).

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.