NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Aparecida
 
MANCHETES

» 13/11/2019 - 22:46
TV Aparecida exibe segunda parte da série sobre seca no Semiárido brasileiro

No "Arquivo A" desta quinta-feira (14/11), a TV Aparecida exibe, a partir das 21h, a segunda parte da série “Desafios da Igreja” sobre a falta d’água. O programa retrata a realidade que ainda atinge milhares de pessoas no semiárido do Nordeste brasileiro.  A produção, com reportagens da jornalista Talita Galvão, percorreu os Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte durante 14 dias.

"Convivendo com o Semiárido", segunda parte do especial, mostra as dificuldades da seca no dia a dia de moradores das cidades de Palmeira dos Índios, em Alagoas, Pesqueira, na Paraíba e Mata Grande, em Alagoas. Segundo relatos, são anos de seca que se alternam a outros poucos de escassas chuvas, quando as pessoas conseguem plantar apenas para a própria sobrevivência.

A reportagem aborda ainda o papel da Igreja Católica naquele ambiente. Segundo Dom José Luiz Ferreira Salles, Bispo da Diocese de Pesqueira (PB), é uma realidade que desafia a ação evangelizadora. “Andando por esses lugares, nesta minha vida de missionário, já vi muitas vezes o povo na igreja e aí chega o caminhão pipa e todo mundo sai para buscar água. Então, isso faz parte da nossa ação evangelizadora, de lembrar e pensar no sofrimento de tantas pessoas”, afirma.

Rita de Assis Costa, voluntária da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, revela ter casos de pessoas que morrem de sede e muitos ficam sem poder tomar banho por vários dias. Já Manoel Euclides dos Santos, coordenador do Programa de Cisternas, denuncia que a política do carro pipa ainda gera muito voto para os políticos locais, que dão água com recurso público, mas como se estivesse fazendo um favor à população.

Charles André Bezerra Silva, presidente da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, fala da péssima qualidade da pouca água existente para consumo. “Em certas regiões que a gente acompanha, às vezes, a água é impossível de ser consumida, não tem água perto e é preciso andar quilômetros de distância”, enfatiza.

A produção cita a barragem Pão de Açúcar, responsável pelo abastecimento da região, com 55 milhões de metros cúbicos e está funcionando com apenas 1% da capacidade.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.