NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 12/11/2019 - 14:25
"Caminhos da Reportagem" percorre rotas de turismo ecológico no cerrado

O programa “Caminhos da Reportagem” desta terça-feira (12/11), às 21h30, na TV Brasil, mostra que a natureza de Brasília surpreende em paisagens típicas do cerrado.

A produção jornalística da emissora pública revela que em apenas um final de semana – ou até mesmo em um dia – é possível fazer rapel, caminhada pelo cerrado, tomar banho de cachoeira e contemplar o pôr do sol no planalto central.

A equipe do Caminhos da Reportagem fez uma rota de turismo ecológico entre o Distrito Federal e o estado de Goiás ao percorrer vários lugares que abrigam cachoeiras e cenários naturais.

O programa acompanhou a turismóloga Karina Galvão e a filha dela, Alice, numa viagem de Brasília até o Balneário das Lajes, em Cristalina (GO), passando pela Pedra Chapéu do Sol, considerada uma das maravilhas do Estado de Goiás.

A professora do departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, Mercedes Bustamante, explica que o bioma cerrado é uma das superfícies mais antigas do continente americano. "Isso significa que a gente tem uma diversidade de paisagens, uma superfície que já passou por eventos importantes na história de formação do continente e gerou essa enorme quantidade de paisagens, de relevo, de topografia", explica.

O Caminhos da Reportagem também mostra um grupo que se preparava para fazer rapel no Buraco das Andorinhas, localizado em Formosa (GO). A aventura terminou numa caverna, com direito a mergulho.

"Praticamente todo final de semana trazemos pessoas aqui. Tem muitos estrangeiros, muitas pessoas já estão procurando o Buraco das Andorinhas, que ainda não é tão conhecido. A gente leva lanternas de mergulho que nos permitem visualizar a cor azul da água", explica o guia de aventura Maurício Martins Júnior.

A cada local visitado, turistas falam da surpresa que têm ao descobrir que tudo isso fica bem perto da Capital Federal. "Me encanta isso de Brasília, você mesmo na cidade, em alguns lugares, consegue estar próximo da natureza, ver os animais, muitos pássaros. E vai sair em uma hora já encontra natureza total! Então, é incrível! Eu acho muito bom isso de Brasília", conta a antropóloga colombiana Juanita Rodríguez.

Esta edição também mostra o Parque Nacional de Brasília, o Paraíso na Terra (DF), a Fazenda Bonita em São João da Aliança (GO), além do Salto do Itiquira e a Fazenda Bisnau, localizados em Formosa (GO).

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.