A partir de janeiro, TV Globo, Globosat, Som Livre,
Globo.com, Globoplay e DGCorp vão se juntar em uma nova empresa que receberá o
nome Globo. Anunciada nesta sexta-feira (08/11) pelo presidente executivo Jorge
Nóbrega, a estrutura integrada é resultado da estratégia de transformação
digital da Globo, iniciada em setembro de 2018, com o programa UmaSóGlobo.
Segue o comunicado encaminhado pela assessoria da TV Globo:
“Centrado no relacionamento direto e no profundo conhecimento
do consumidor, o programa UmaSóGlobo alia tecnologia e dados a conteúdos de
altíssima qualidade, permitindo ampliar a oferta de experiências ao público.
Sem abrir mão de sua crença na força da TV, a empresa trabalha para ser também
um dos maiores players de produtos e serviços digitais (D2C) do Brasil.
Em sua nova estrutura, a Globo continuará a ter o conteúdo
como grande diferencial competitivo, usando os melhores princípios e técnicas
dos produtos digitais, lineares e publicitários. Mas vai além: centralizará a
criação e produção de conteúdos de forma separada dos canais e serviços,
agrupará os negócios digitais em uma única área, concentrará as expertises
corporativas em núcleos de competência para apoio a toda a empresa e buscará
parcerias para explorar novos segmentos de negócio, relacionados a seus
ecossistemas.
Nessa nova estrutura, Paulo Marinho, à frente de ‘Canais
Globo’, responderá pela TV Globo, pela gestão de sua rede de afiliadas e pelo
portfólio dos canais de televisão por assinatura.
A ‘Criação & Produção de Conteúdo’ será liderada por
Carlos Henrique Schroder, que vai comandar a criação e produção, para todas as
plataformas, de conteúdos de Entretenimento, Esporte e Jornalismo. A orientação
editorial do jornalismo da empresa continuará sendo exercida pelo Conselho
Editorial do Grupo Globo, que conta com a participação de Ali Kamel, diretor de
Jornalismo da Globo. ‘Produtos & Serviços Digitais’ estará a cargo de Erick
Brêtas, gerindo o portfólio de iniciativas digitais, como Globoplay, G1,
Globoesporte.com, Gshow, a home da Globo.com, o Cartola e novos produtos e
serviços que continuarão a ser lançados.
Concentrando toda a venda de publicidade, a área de ‘Soluções
Integradas de Publicidade’, sob a direção de Eduardo Schaeffer, monetizará os
inventários lineares e digitais, com a missão de maximizar a receita
publicitária, oferecendo oportunidades para marcas e anunciantes que serão
substancialmente alavancadas por inteligência de dados, gerando ainda mais
resultados mensuráveis para os clientes.
A aquisição de diversos tipos de direitos necessários à
produção audiovisual, principalmente em esporte e entretenimento, estará também
reunida numa nova área, ‘Aquisição de Direitos’, sob a liderança de Pedro
Garcia. Comandada por Rossana Fontenele, a área de ‘Estratégia &
Tecnologia’ será responsável pela proposição da visão de longo prazo do
negócio, parcerias e alinhamento estratégico. ‘Tecnologia’, disciplina
fundamental para a transformação da Globo em uma empresa mediatech, também se
reportará a Rossana.
‘Marca & Comunicação’ terá Sergio Valente à frente.
‘Finanças, Jurídico & Infraestrutura’ responderá a Manuel Belmar. Claudia
Falcão vai liderar ‘Recursos Humanos’. Paulo Tonet comandará ’Relações
Institucionais’. E Marcelo Soares estará à frente da ‘Som Livre’ – acumulando
essa função com a gestão do ‘Sistema Globo de Rádio’. A ‘Editora Globo’, sob a
direção geral de Frederic Kachar, permanecerá com gestão independente da nova
estrutura Globo, se reportando a Jorge Nóbrega.
Roberto Marinho Neto assumirá a liderança da ‘Globo
Ventures’, saindo do comando do Esporte. Na Globo Ventures, será responsável
pelos investimentos diretos dos acionistas em novos negócios, mantendo uma
relação constante de proximidade e atuação articulada com a Globo”.