NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 02/11/2019 - 19:42
Carlos Pial ganha destaque neste domingo no SescTV

Neste domingo (03/11), a partir das 21h, o SescTV exibe programação inédita do Passagem de Som e do Instrumental Sesc Brasil com o percussionista maranhense radicado em Brasília, Carlos Pial. A direção geral das duas produções inéditas é de Max Alvim.

No documentário da série Passagem de Som, Carlos Pial vai ao encontro do perfumista Bruno Dalto para traçar um paralelo entre seu álbum Alquimia dos Sons e a alquimia dos perfumes. Os dois falam sobre a influência motivadora de suas respectivas origens e sobre como suas composições se integram, inclusive no uso de nomenclaturas. “Eu comecei a pesquisar o que era alquimia. A união de elementos, de química e, no meu caso, de sonoridades. Desde o meu primeiro trabalho venho com essa bandeira de mesclar os ritmos e até dar nome de mistura para as minhas músicas, como por exemplo Maranhafricanizado, Baião de Maracabumba, Salsamba, Perfusão e por aí vai”, revela o percussionista.

Pial conta sobre a influência em suas obras de músicas caribenhas, salsa e reggae, que tocavam nas rádios do Maranhão e como esses gêneros se fundem ao folclore regional. Além disso, o artista resgata a história da avó que foi folclorista, parteira e tocava a Caixa do Divino, instrumento religioso e simbólico.  O percussionista ainda apresenta alguns instrumentos e desenvolve com sua banda uma narrativa sobre seu modo de composição.

Em sequência, em show da série Instrumental Sesc Brasil, Carlos Pial na percussão, mescla jazz latino e música brasileira ao lado de Hamilton Pinheiro e Gerson da Conceição, no baixo elétrico; Misael Silvestre, nos teclados; Westonny Rodrigues, no trompete e fliscorne; Agilson Alcântara, na guitarra; e Pedro Almeida, na bateria.

O espetáculo foi gravado no Sesc Consolação, na capital paulista, em 2019, e traz repertório de Carlos Pial, que conta com as músicas: Somambêmbe; Minha Tribo; Samba Candango; Dedêssa; Fogueira; Momento Percussão; e Salsamba. Ao longo de sua carreira, ele colaborou com outros artistas, ministrou oficinas de percussão e lançou cinco discos: Maranhafricanizado (2002), Perfusão (2005), Etnia (2012), Misturado (2014) e Alquimia dos Sons (2015).

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2019  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.