NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 10/09/2019 - 16:14
SescTV homenageia Ilo Krugli

O SescTV presta homenagem a um dos mais importantes nomes do teatro infantil: Elias Kruglianski, conhecido como Ilo Krugli, que morreu neste sábado (07/09), aos 88 anos. O canal exibe o episódio Teatro da Imaginação - Ilo Krugli: Teatro Ventoforte (2010), da série Teatro e Circunstância, no qual o diretor, ator, dramaturgo e artista plástico argentino, radicado no Brasil desde o início dos anos 60, fala sobre a sua carreira e sobre o grupo Ventoforte, criado por ele. Com direção de Amílcar M. Claro, a produção vai ao ar nos dias 12/9, quinta, às 17h; 13/9, sexta, às 16h; e 15/9, domingo, às 20h.

Ilo Krugli fundou o Teatro Ventoforte no Rio de Janeiro, em 1974 e, seis anos depois, mudou-se para São Paulo, onde deu sequência às produções de espetáculos com a trupe teatral. Desenvolveu linhas de trabalho com o teatro de animação para adultos e crianças e de atores em técnicas próprias. Sua obra influenciou o teatro infantil, o teatro de rua e o teatro de bonecos.

No episódio, o diretor relembra quando entrou na Escolinha de Arte do Brasil (EAB), no Rio de Janeiro, a convite de um de seus criadores, o educador, pintor, desenhista e ilustrador pernambucano Augusto Rodrigues (1913 - 1993). “Comecei a fazer teatro de boneco na Escolinha de Arte, mas apaixonado pelo processo da educação através da arte”, comenta Krugli, que foi aluno e professor do curso de arte-educação criado por eles. “Dei aula de cerâmica, barro e boneco”, expõe. 

O artista também recorda como surgiu e foi desenvolvido o Ventoforte; o processo de produção das peças; e o que faziam para driblar as dificuldades financeiras; além de falar sobre o espaço que o grupo está estabelecido próximo à Marginal Pinheiros, na capital paulista, onde, no início era um lixão e atualmente está valorizado devido à especulação imobiliária.

Teatro da Imaginação - Ilo Krugli: Teatro Ventoforte traz, ainda, depoimentos do músico Caíque Botkay, das atrizes Lizette Negreiros e Fátima Campidelli e dos atores Dinho Lima Flor, Rodrigo e Paulo da Rosa.

O episódio exibe também cenas dos espetáculos: As 4 Chaves; Se o Mundo Fosse Bom o Dono Morava Nele; O Rio que Vem de Longe; História de Lenços e Ventos; Sonhos de um Coração Brejeiro; Labirinto do Januário; A História de um Barquinho; entre outros.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2019  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.