NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 06/07/2019 - 23:34
TV Brasil estreia "Poetas e Prosadores Pernambucanos" neste domingo

Novidade na programação da TV Brasil, a série documental "Poetas e Prosadores Pernambucanos" traça um panorama sobre a vida e a obra de personalidades da literatura nordestina a partir deste domingo (07/07), às 20h30.

Em episódios semanais de 26 minutos, a produção exibida originalmente pela TVU Recife acompanha o trabalho de seis escritores pernambucanos ou radicados no estado: Raimundo Carrero, Marcus Accioly, Luzilá Gonçalves, Lourdes Sarmento, Ronaldo Correia de Brito e Liêdo Maranhão.

Com direção e roteiro do jornalista Valdir Oliveira, a série entrevista os autores que explicam o seu processo criativo. Os convidados também expõem as percepções sobre temas que pautam suas obras.

Inédita em rede nacional, a atração exibida pela TV Brasil ainda combina documentário e dramaturgia ao intercalar leituras e relatos sobre os livros dos homenageados com trechos em que atores interpretam sequências das publicações mencionadas na conversa.

Aequipe da produção percorreu, na companhia dos escritores, sete cidades de Pernambuco que remetem às tramas ou às trajetórias de vida desses autores: Recife, Olinda, Paulista, Aliança, Cabo, Taquaritinga do Norte, Garanhuns e Salgueiro.

Em alguns momentos, os próprios autores leem ou recitam trechos de suas obras. Em outros, seus textos são interpretados pelos atores Adriano Cabral, Arílson Lopes, Marília Mendes, Renata Phaelante e Valdir Oliveira.

A atração reúne seis documentários: Mundo Raimundo (Raimundo Carrero), A Luz de uma Mulher (Luzilá Gonçalves Ferreira), Bandeira de Ronaldo (Ronaldo Correia de Brito), Jornada de Sarmento (Lourdes Sarmento), Liêdo do Povo (Liêdo Maranhão) e Castelo de Accioly (Marcus Accioly).

O documentário "Liêdo do Povo", sobre o saudoso pesquisador Liêdo Maranhão, que faleceu aos 89 anos em 2014, abre a série "Poetas e Prosadores Pernambucanos". Especialista na literatura de Cordel e estudioso sobre o Mercado de São José, ele publicou "O mercado, sua praça e a cultura popular do Nordeste", com fotos autorais. Liêdo era um colecionador de objetos ligados à cultura nordestina, como esculturas, livros e cartões postais.

Na primeira edição da série, Liêdo Maranhão ri com tudo o que é engraçado e quando falta graça a alguma coisa, ele introduz. O convidado percorreu diversos pontos de Olinda e principalmente do bairro de São José, no centro do Recife, durante as filmagens de "Liêdo do Povo". 

Além da janela aos domingos, às 20h30, na TV Brasil, "Poetas e Prosadores Pernambucanos" também tem horário alternativo na programação da emissora pública que exibe a produção na madrugada de domingo para segunda-feira, à 0h30.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2019  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.