NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 23/05/2019 - 19:57
Documentários "Yuxiã" e "Índios no Poder" estreiam nesta sexta no SescTV

Dando continuidade à programação Territórios Indígenas, que exibe filmes sobre diferentes etnias indígenas em diversas regiões do País, o SescTV exibe Yuxiã (2017, 26min) e Índios no Poder (2015, 21 min). O primeiro, com direção de Nawa Siã e Siã Inubake, é um documentário sobre o espírito e a força ancestral de cura, presente na natureza. O segundo, dirigido por Rodrigo Arajeju, mostra a luta das nações indígenas por representação e garantia de direitos no Congresso Nacional. As produções, inéditas no canal, vão ao ar nesta sexta-feira (24/05), a partir das 23h.  

No curta Yuxiã, Txana Mashã, habitante da aldeia Mawaisá, localizada às margens do Rio das Araras, aprende a usar o poder da medicina da floresta para se tornar um yuxiã, pajé mediador entre os humanos e os seres encantados. Sua avó, Dani, quando jovem, via espíritos se manifestarem em seus pais, os antigos pajés da aldeia. Segundo ela, quando os espíritos levavam o yuxiã, os parentes o traziam de volta. Passavam remédio até ele voltar ao normal. Com o nixi pae, uma bebida sagrada extraída de um cipó, os sacerdotes da floresta retiravam os maus espíritos das pessoas, “eles faziam a cura com um sopro”, diz Dani.

Durante o filme, o pajé Mashã faz um ritual de cura em um bebê da aldeia. Em frente à criança, ele canta evocando as forças da natureza, bebe o nixi pae e fuma uma espécie de cachimbo. Assoprando a fumaça, o pajé pede para que o pensamento do garoto seja animado e seu espírito trazido de volta. “Eu assopro, mas quem me ajuda é o Epã Kuxipa, nosso pai superior”, explica Mashã. Ele também acredita que os remédios tinham forma de corpos humanos, mas depois se transformaram em “medicina” e ficaram plantados em seus caminhos. Por isso têm a natureza de encantados. “Para você poder pegar o remédio tem que pedir. Eles têm espírito”, diz o pajé.

Na sequência da exibição de Yuxiã, o documentário Índios no Poder resgata a trajetória do Cacique Mário Juruna, único líder indígena brasileiro a assumir um mandato no Congresso Nacional, desde 1980. A produção também relata a luta dos povos indígenas pela demarcação da terra e por representatividade política. Eles clamam por seus direitos e pela necessidade de adaptação aos tempos modernos. Segundo eles, os índios devem lutar sem o arco e a flecha. “Hoje não é mais aquele tempo. Hoje nós queremos o Ministério. E nós queremos que o índio seja presidente da Funai”, diz Juruna.

No filme, os povos indígenas reivindicam por justiça e ressaltam o fato de que entre os anos de 2003 até 2010, 289 líderes indígenas Kaiowá Guarani foram exterminados em conflitos por território. O documentário mostra ainda as manifestações dessas lideranças na Esplanada dos Ministérios em Brasília; a histórica entrada dos índios durante uma sessão na plenária do Congresso Nacional; além de trazer depoimentos de líderes indígenas, como Ailton Krenak, que questiona: “Por que os povos indígenas não têm o direito de ficar aqui dentro? Todos podem entrar aqui, inclusive aquelas pessoas que vêm para vender o Brasil”.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.