NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 07/05/2019 - 20:42
SescTV exibe "Sertão, Cidade e Segregação" nesta quarta

Dois tipos de crítica à cidade e à vida urbana são feitos no documentário inédito “Sertão, Cidade e Segregação”. Uma contrasta o modo de viver da metrópole, ao do campo e do sertão; a outra tem como matéria em discussão a cidade em si mesma, confrontada com seus problemas. O SescTV estreia a atração nesta quarta-feira (08/05), às 21 horas.

No episódio Sertão, Cidade e Segregação, o antropólogo, poeta e ensaísta Antonio Risério diz que, no Brasil, o campo em seu sentido tradicional já não existe mais e que as cidades são ostensivamente segregadas. “Isso se configura na maior crise urbana da história do país”, afirma. Ele ainda explica que o fenômeno da urbanofilia, admiração pela vida urbana, é um fato, mas que, durante muito tempo, também existiu no Brasil um forte contraste entre o litoral e o sertão.

O arquiteto e urbanista Guilherme Wisnik comenta sobre a tendência estrutural do capitalismo na sua fase neoliberal, que gera nas cidades a concentração de renda e produção de desigualdade. Para ele, a consequência disso é que as cidades tendem a ser cada vez mais separadas entre núcleos privilegiados, em meio a uma maré de pobreza e violência. “São Paulo, por exemplo, é construída através da especulação imobiliária, quase sem planejamento”, diz Wisnik.   

A urbanista Ermínia Maricato também cita a capital paulista, mas para falar sobre as leis urbanas, sejam de zoneamento, códigos de obras, edificações ou leis de parcelamento do solo. “Em uma parte da cidade, elas se aplicam com alguma flexibilidade, em outra não há regra nenhuma, é a lei do cão”, conta. Segundo Ermínia, na ausência do Estado, a milícia e o crime organizado ganham espaço no exílio da periferia.

O episódio também traz depoimentos do antropólogo e arquiteto Hugo Segawa, do educador Eduardo Cardoso, e do arquiteto e urbanista Renato Cymbalista. Os outros episódios da série também apresentam entrevistas com o cientista Carlos Nobre, os arquitetos e urbanistas Alexandre Delejaicov, Marta Bogéa, Paulo Ormindo e Manuela Carneiro da Cunha, os produtores culturais Bruno Ramos e Sérgio Vaz, a arqueóloga Cristina Barreto, entre outros.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2019  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.