NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 19/01/2019 - 20:20
Otávio Augusto analisa função do teatro na série "Atos"

Com 73 anos de idade e mais de 50 de carreira, o ator Otávio Augusto é o oitavo convidado da série “Atos”, produção da TV Brasil em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), que vai ao ar neste domingo (20/01), às 20h30. Entrevistado por um grupo de atores em formação, mediados pelo professor e diretor teatral Antonio Gilberto, ele aprofunda a jornada pelas artes cênicas.

Durante o papo, Otávio Augusto recorda o início da carreira no Teatro Oficina, aborda seu processo de criação de personagem, analisa a função do teatro e reflete sobre a crítica através do humor. "O teatro é um comentário da vida. Ao mesmo tempo que incomoda algumas pessoas, é uma distração", afirma.

Ele compara o ofício do ator em produções cênicas dramáticas e de comédia. "Embora o humor seja mais difícil de se fazer, o drama exige do artista uma disponibilidade interior muito grande", pondera.

"A forma mais fácil de criticar é pelo humor. Ele é uma coisa muito própria da gente, brasileiro. O público aceita mais a crítica pelo humor, através dos costumes, do que em uma peça séria, por exemplo", opina Otávio.

Sobre seu processo de criação, o artista destaca como gosta de abordar a construção de um personagem. "Eu procuro partir do princípio que todo ser humano tem todos os lados: é mau, é bom, é tudo. Então dentro de um texto vou encontrar momentos do personagem com determinadas facetas", sugere.

O convidado também passa referências para o grupo, orienta uma técnica de aquecimento para entrar no palco e é homenageado pelos atores-alunos. Eles apresentam uma cena da peça "Ópera do Malandro", de Chico Buarque, na qual o ator viveu o personagem "Max Overseas" na montagem de 1978 dirigida por José Celso Martinez.

Durante a entrevista na série Atos, Otávio Augusto ainda fala sobre a emoção que sente na interação com as plateias quando se está em cena. "O ser humano é muito especial. Você nunca sabe como será a reação de cada um", conclui.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.