O SescTV exibe pela primeira vez, nesta quinta-feira (17/01),
s 21h, os curtas-metragens de ficção realizados em São Paulo: Colostro (2013,
15 min.) e Hospedeira (2014, 12 min.).
O primeiro, dirigido por Fernanda Chicolet e Cainan Baladez,
trata das frustrações de uma mãe que não consegue amamentar seu filho; e o
segundo, dirigido e interpretado por Rita Carelli, revela as angústias de uma
jovem perdida, em busca do caminho para casa. Os filmes vão ar ao na faixa +
Curtas, que tem como objetivo fomentar a produção audiovisual e abrir mais uma
janela de exibição para filmes com até 30 minutos de duração, documentais e
ficcionais, produzidos no Brasil e no exterior.
Em Colostro, os diretores apresentam uma abordagem diferente
sobre a maternidade. Ao adotar seu segundo filho, Rita precisa lidar, ao mesmo
tempo, com a crítica de familiares a respeito dos cuidados com o bebê, com a
ausência do pai, que só está em casa durante à noite, com a fadiga ao final do
dia e com a decepção de não conseguir produzir leite para a criança.
Sua frustração e estresse são tamanhos que Rita tenta se
livrar do bebê, abandonando-o em um lixão. Segundo a diretora Fernanda
Chicolet, a ideia do roteiro surgiu a partir de diversas histórias acumuladas
sobre mães, que tinham dificuldade em se relacionarem com a maternidade no
início da gravidez e por isso tomaram alguma atitude radical quanto a isso.
Já no curta-metragem Hospedeira, uma jovem sem nome -
interpretada pela diretora e atriz Rita Carelli - , ao retornar de uma festa na
companhia de um homem, acorda no dia seguinte em uma cabana, sozinha, no meio
de uma floresta. Sem saber como foi parar lá, ela tenta desesperadamente voltar
para a casa. De acordo com Rita, o filme explora a relação de um personagem
urbano com a mata, permitindo ao espectador ouvir e descobrir a floresta e seus
sons.
Acostumada com a participação em diversos festivais como
atriz, Rita sentiu a necessidade de escrever seu primeiro roteiro e dirigir. Em
Hospedeira, a diretora optou por uma produção silenciosa, quase sem diálogos,
destacando a imagem da mulher na floresta.