NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Aparecida
 
MANCHETES

» 16/01/2019 - 18:05
Maria Cândida volta das férias com debate sobre Feminicídio

Nesta quarta-feira (16/01), Maria Cândida voltou ao trabalho, após algumas semanas de férias. A apresentadora retomou o programa Manhã Leve, ao vivo, na TV Aparecida.

Uma das pautas exibidas no primeiro Manhã Leve, ao vivo, do ano foi sobre Feminicídio (Assassinatos de mulheres).  Para debater o tema, Maria Cândida entrevistou a jornalista e especialista em políticas públicas, Juliana Gonçalves, bem como a Promotora do Ministério Público de SP, Maria Gabriela Mansur.

Para tentar impedir os crimes contra as pessoas do sexo feminino, a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 13.104, em 9 de março de 2015, conhecida como a Lei do Feminicídio. Questionada pela apresentadora, Juliana avaliou o porquê do aumento nas estatísticas de Feminicídio no Brasil, que está na 5ª posição do ranking mundial desse tipo de crime: “Os casos sempre aconteceram e hoje, devido à Lei do Feminicídio, a gente começa a olhar mais para esses casos. As estatísticas só apareceram a partir de 2017".

Na sequência do programa, Maria Cândida leu algumas manchetes publicadas em sites sobre fatos recentes de Feminicídios. Depois foi mostrado um mapa que marca o número de casos ocorridos nos Estados do Brasil. São Paulo e Rio de Janeiro são os de maior índice. 

Ainda segundo Juliana, a partir das notícias divulgadas sobre crimes contra as mulheres, as pessoas começam a refletir mais e tomarem medidas de prevenção, que vêm desde a educação dos filhos em casa.

Maria Gabriela Mansur, através de contato via Skype, disse que houve um aumento de casos de violência contra a mulher em 2019, comprovado através de estatísticas, que vem de Boletins de Ocorrência e inquéritos policiais.

“As mulheres estão cada vez mais empoderadas e cientes dos seus direitos. Elas, cada vez mais, denunciam. E os homens tentam evitar o empoderamento delas. O homem, que já era empoderado, está sendo mais empoderado devido a algumas questões”, explicou a promotora, que ainda mostrou a pilha de processos de agressões contra a mulher, que recebe diariamente em seu gabinete.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.