NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Aparecida
 
MANCHETES

» 09/01/2019 - 13:52
Movimentos sociais ganham destaque no "Aparecida Debate"

Nesta quarta-feira (09/01), às 21h45, na TV Aparecida, o “Aparecida Debate” destaca os movimentos sociais. O programa, mediado pelo jornalista Marcelo Zanini, além de fazer uma análise do conceito do assunto abordado, vai discutir o universo de movimentos espontâneos como os do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Gilmar Mauro, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST), e Fábia Maruco, advogada especializada em direitos humanos, participarãodo debate.

Além de analisar as ações desses movimentos e suas relações com o cidadão e o poder público, o “Aparecida Debate” vai contar que no Brasil os movimentos sociais ganharam mais importância a partir da década de 60. Foi neste período que surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas, tanto no campo econômico quanto no social. Hoje, o cenário entre essas organizações é instável por causa do conturbado momento político vivido pelo país nos últimos anos.

De acordo com especialistas, essas manifestações populares, partidárias ou não, são reflexos de uma sociedade diversa e dinâmica. Por conta dessas diferentes necessidades de cada grupo de pessoas, elas precisam ser representadas em um contexto político para que sejam atendidas. Aí entra a atuação desses movimentos - seja através da representação diante do setor privado (sindicatos), do setor público (movimentos políticos) ou na atuação diária para suprir a demanda que o Estado não dá conta (ONGS).

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2019  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.