NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 02/12/2018 - 20:52
Produções premiadas sobre deficientes físicos ganham destaque no SescTV

Em ocasião da celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 3 de dezembro, o Sesc São Paulo, em parceria com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SEDPcD, realiza a Semana Modos de Acessar, entre os dias 2 e 8 de dezembro de 2018. Como participante, o SescTV exibirá quatro curtas-metragens da série Diferente Como Todo Mundo, com curadoria de Zita Carvalhosa.

Nesta quarta-feira (05/12), a partir das 21h30, irão ao ar os documentários Dreznica (2008, 14 min., RJ), com direção de Anna Azevedo, e Dois Mundos (2009, 15 min., RJ), de Thereza Jessouroun. No dia 6/12, quinta-feira, a partir das 12h, será a vez das ficções Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010, 17 min., SP), dirigida por Daniel Ribeiro, e Carreto, (2009, 12 min., BA), por Marília Hughes e Cláudio Marques.

O curta Dreznica, produzido com arquivos de Super 8, traz depoimentos de cegos que descrevem suas lembranças. Premiado no Festival de Berlim, em 2008, o filme foi exibido em mais de 30 mostras e museus, como o MoMA, de Nova Iorque.

A produção Dois Mundos revela as impressões de pessoas com incapacidade de audição, que passam a escutar por meio de aparelhos auditivos ou uso de implantes cocleares (dispositivo eletrônico que mais aproxima o usuário à sensação auditiva fisiológica). 

Eu Não Quero Voltar Sozinho narra a história de um adolescente cego que tem sua vida transformada com a chegada de um novo colega de classe. O filme venceu mais de 30 prêmios em diversos países, como Brasil, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e França. O curta-metragem deu origem ao longa Hoje Eu não Quero Voltar Sozinho (2014, 1h36min), também dirigido por Daniel Ribeiro.

Já Carreto traz no roteiro um jovem que trabalha fazendo entregas com seu carrinho de mão e, em um de seus trajetos, conhece uma garota paraplégica cuja cadeira de rodas está quebrada. A ficção ganhou, entre outros, os prêmios de Melhor Curta e de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Gramado - RS, e o Prêmio Onda Curta, no Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, ambos em 2010.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2018  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.