NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 02/12/2018 - 20:46
"Mídia em Foco" debate impacto da automação no mercado de trabalho

O impacto da automação no mercado da comunicação e na indústria audiovisual. Este é o tema do programa “Mídia em Foco”, que vai ao ar nesta segunda-feira (03/12), às 22h45, na TV Brasil.

Para aprofundar a discussão sobre o uso da inteligência artificial na automação, o programa da jornalístico da emissora pública apresentado por Paula Abritta recebe o jornalista Flávio Bonanome, o especialista Luiz Claudio Costa, e o gerente de projetos Tiago Cunha.

O Mídia em Foco revela que o desenvolvimento tecnológico demonstra como a automação já não está relacionada apenas a funções meramente técnicas e mecanizadas, mas também pode ser capaz de substituir a ação humana em produções ligadas à criatividade.

Esse panorama influencia diretamente a indústria do audiovisual como na elaboração de um roteiro de cinema ou na composição de uma música. Alguns especialistas acreditam que esse processo vai gerar desemprego em massa enquanto outros pensam que trará mais liberdade às pessoas.

Desde a revolução industrial, a automação tem se tornado cada vez mais presente em diversas áreas incluindo o mercado da comunicação e a indústria audiovisual. "O uso da inteligência artificial na automação é primordial porque a gente está falando de conseguir analisar conteúdo, analisar processos sem a necessidade de um ser humano fazendo isso manualmente", argumenta o jornalista Flávio Bonanome, coordenador editorial da VP Group.

Segundo pesquisa do Pew Research Center, 79% dos brasileiros acreditam que sistemas informatizados e de inteligência artificial vão fechar postos de trabalho ocupados por humanos. Essa preocupação é ainda maior entre os mais jovens: 90% dos brasileiros entre os 18 e 29 anos de idade temem a automação em seu trabalho.

"Há pesquisas de universidades indicando que, até 2050, a automação deve ter um impacto em 50% das carreiras, das profissões. Ou seja, metade das profissões que existem hoje vão ser impactadas pela tecnologia. Mas não quer dizer que essas profissões vão acabar", diz Flávio Bonanome.

"Eu acho que os profissionais têm que ter uma mente aberta com relação a isso. A automação ela está em tudo que a gente faz hoje em dia. Qualquer coisa que a gente faça tem algum tipo de automação ali no meio", afirma Luiz Cláudio Costa, especialista de Desenvolvimento e Tecnologia da Globosat.

"Na última década que obrigou os CEOS, os gestores, a reduzir as estruturas de custo das empresas de comunicação, houve uma convergência da tecnologia. A tecnologia hoje provê ferramentas para você poder automatizar de fato os processos", completa Tiago Cunha, gerente de projetos da SNEWS.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2018  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.