NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 01/12/2018 - 20:28
Parceria com CAL: TV Brasil estreia série Atos com Julia Lemmertz neste domingo

Identificar um sentido mais amplo das artes cênicas a partir dos desafios no processo de formação do ator. Essa é a premissa de Atos, nova produção da TV Brasil em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) que estreia neste domingo (02/12), às 20h30, com a atriz Julia Lemmertz.

Entre os assuntos que Julia comenta estão os desafios do fazer artístico nos dias de hoje e a importância do teatro como um local de reflexão. Também aborda seus sonhos e medos. A atriz é seguida pela escuta e olhar curiosos dos alunos com questionamentos categóricos e subjetivos sobre a passional arte de atuar.

"Eu prefiro uma boa história. Se ela for real ou ficção não importa. Tem muita história real que parece ficção. Você tem que acreditar que o que você quer falar merece ser dito e compartilhado", reflete a artista.

A experiente atriz sugere referências como os filmes dirigidos pelo ator e cineasta norte-americano John Cassavetes. "É muito interessante porque é cinema e teatro também. Ele faz sempre os filmes com os mesmos atores. Parece tudo improvisado, mas é escrito e ele faz soar como improviso", diz.

A convidada destaca a importância do constante aprendizado para o processo de construção do personagem. "Assistam tudo que vocês puderem, inclusive aquilo que, às vezes, vocês acham que nem gostam. Isso ajuda a desenvolver um olhar crítico. Ouça música", recomenda.

Um dos destaques da entrevista é o momento em que Julia Lemmertz revela um sonho não realizado. "O meu grande sonho que eu não achei que era para mim... Eu queria dançar. Na infância, fui a todos os balés que você pode imaginar. Mas eu nunca tive coragem, pois eu tinha certeza que não ia ser boa o suficiente", afirma.

Ao refletir sobre a vida, a artista declara ter poucos medos. "Sou uma pessoa que tendo a ser mais positiva, mas eu tenho filhos e neto. Tenho medo desse mundo que a gente está vivendo. Tenho medo do que vai ser dele, do que ele vai conseguir fazer e como ele vai viver", conclui.

As entrevistas são conduzidas por um grupo de intérpretes em formação, mediados pelo professor e diretor teatral Antonio Gilberto.

Em 13 episódios semanais de 26 minutos, Atos recebe figuras ilustres da dramaturgia brasileira. Participam dessa primeira temporada da atração personalidades como as atrizes Heloísa Périssé, Françoise Forton, Cristina Pereira, Jane Di Castro e Carmem Verônica, os atores Otávio Augusto, Tônico Pereira, Antonio Pitanga, Renato Borghi e Johnny Massaro, além dos diretores Amir Haddad e Ary Coslov.

Durante o papo de cada edição, os artistas interagem com os alunos e o mediador em quadros diversos. O principal consiste na reprodução de uma cena famosa de alguma peça, filme, série ou novela que o convidado participou ou dirigiu. Após os estudantes recriarem aquela ação dramatúrgica, o artista comenta a experiência.

Em outro quadro, o convidado ensina algum exercício respiratório, vocal ou de concentração que costuma fazer antes de atuar. O artista sugere uma atividade de preparação teatral, explica o funcionamento da técnica e como essa prática o ajuda a entrar em cena.

A indicação de um livro, peça ou filme que tenha marcado sua trajetória é mais uma das sequências do programa. Um outro quadro traz comentários sobre uma personalidade que inspirou o convidado e tenha influência em sua carreira.

Um dos momentos que mais criam expectativa em Atos é o jogo de cena. No quadro, o artista conta uma história que o público não sabe se é verídica ou fictícia. A resposta com a versão completa do relato entra no ar em um vídeo publicado no site do programa na página da TV Brasil após a exibição do episódio. Na internet, o público descobre se a história é real ou inventada. O site fica em: http://tvbrasil.ebc.com.br/atos.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2018  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.