NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Aparecida
 
MANCHETES

» 13/11/2018 - 17:48
"Aparecida Debate" analisa imigração de venezuelanos nesta quarta

Nesta quarta-feira (14/11), às 21h45, na TV Aparecida, o programa “Aparecida Debate” analisa a imigração.

Apresentado por Marcelo Zanini, o jornalístico terá dois convidados para discutir a questão: a irmã Valdiza dos Santos Carvalho, coordenadora do Serviço Pastoral do Migrante da Diocese em Roraima, e o advogado Diogo Klóper, especialista na área imigratória.

O Aparecida Debate - Imigração vai trabalhar sua pauta com dados que mostram que o Brasil do início do século 20 - com portugueses, italianos, japoneses e espanhóis -  era uma terra de imigrantes. Atualmente, mesmo com a entrada recente de milhares de venezuelanos e com as ondas imigratórias de haitianos, sírios e bolivianos nas últimas décadas, a concentração de estrangeiros hoje é das menores da nossa história.

O programa vai trabalhar também com o fato de a Polícia Federal estimar em cerca de 750 mil, a população estrangeira no Brasil - o que, em um universo de 207 milhões de habitantes, dá um percentual de 0,4%.

A chegada em massa de venezuelanos nos últimos anos e uma decisão judicial, que chegou a fechar a fronteira de Roraima com a Venezuela, por algumas horas, trouxe para cá uma questão que acirra os ânimos nos Estados Unidos e na Europa: tem imigrante demais chegando? Com a crise no País vizinho, a PF estima que já houve picos de até 500 venezuelanos entrando, por dia, no Brasil.

O programa analisa ainda dados calculados pelo Governo Federal, dando conta de que a maioria dos venezuelanos, que cruzaram nossas fronteiras nos últimos dois anos, foi embora. Mas que, mesmo assim, os que permanecem no Brasil representam uma quantidade significativa: até o final de junho, mais de 11 mil já haviam conseguido residência e quase 33 mil pediram refúgio.

A  irmã Valdiza dos Santos Carvalho, uma das convidadas da produção, vai apresentar a realidade desses imigrantes. Além disso, irá discorrer sobre as ações da Igreja e sua análise sobre as políticas públicas para esses estrangeiros.

Já o advogado Diogo Klóper, sócio da Frágomen Brasil, vai abordar a questão jurídica e a legislação brasileira para imigrantes.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.