NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 09/11/2018 - 17:27
Brega: GloboNews destaca manifestações culturais do Nordeste neste sábado

Neste sábado (10/11), às 16h30, a GloboNews exibe o documentário ‘Capital do Brega’ que abordará a força do ritmo em Recife.

O filme traz depoimentos de expoentes da nova geração do brega como MC Troinha e MC Elvis, Michelle Melo e MC Loma e as Gêmeas Lacração, que ficaram conhecidas pela música ‘Envolvimento’, cujo clipe teve mais de 9 milhões de visualização.

‘Capital do Brega’ inclui entrevistas com empresários, produtores musicais e pessoas que fizeram negócio a partir do brega, como o estilista Cassiano Silva, que assina o figurino de várias artistas; e um jovem que criou uma empresa de camisetas que estampam frases e bordões.

Outra manifestação cultural do Nordeste é destaque do programa de exibição da nova temporada do ‘GloboNews Literatura’, que vai ao ar também neste sábado (10/11), às 18h30: a Literatura de Cordel, declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no início de outubro.

Wanessa Andrade visitou a editora Coqueiro, do Recife, uma das maiores do cordel, que já utiliza impressão digital. Em Bezerros, no interior de Pernambuco, fica o ateliê do lendário J. Borges, xilogravurista e cordelista.

Claufe Rodrigues conversou com o cordelista Gonçalo Ferreira da Silva, de 80 anos, criador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, no Rio de Janeiro. A ABLC, fundada há 30 anos, guarda 13 mil folhetos de cordel - 300 são de autoria de Gonçalo. Rosilene Melo, professora da Universidade Federal de Campina Grande, foi a responsável por escrever o dossiê que tornou a Literatura de Cordel Patrimônio Cultural Brasileiro.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.