NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 07/11/2018 - 16:40
Patrimônio histórico da região Norte ganha destaque no "Caminhos da Reportagem"

Nesta quinta-feira (08/11), às 21h45, na TV Brasil, o “Caminhos da Reportagem” revela os desafios para a preservação do patrimônio histórico e cultural do Norte do Brasil.

Com sete Estados, a região Norte representa cerca de 45% do território nacional. A área é coberta por rios e florestas e guarda um patrimônio histórico e cultural em grande parte desconhecido pela maioria dos brasileiros.

O programa relembra a epopeia histórica de Cândido Rondon, o patrono das comunicações, e a do líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes, cuja casa em Xapuri foi o primeiro patrimônio tombado no Acre.

A equipe de reportagem mostra que o pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré virou patrimônio histórico, reconhecido pelo IPHAN, em 2008. A estrada de ferro faz parte da história e da vida de Porto Velho.

Entre os patrimônios imateriais do Norte estão os saberes indígenas, o carimbó e o Círio – celebração religiosa que atrai milhares de fiéis em Belém. Até paisagens naturais foram tombadas enquanto patrimônio, como o encontro de águas dos Rios Negro e Solimões.

Os patrimônios materiais incluem as grandiosas construções que pretendiam dar um ar europeu a Manaus e Belém no início do século XX. Os conjuntos urbanos tombados nas cidades da Região Norte apresentam um patrimônio arquitetônico e artístico de origem diversa. As construções foram possíveis graças à exploração dos recursos naturais da Amazônia, especialmente a borracha, no final do século XIX.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.