NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 03/11/2018 - 21:18
TV Cultura estreia "Brasil Toca Choro" neste domingo

Originado na segunda metade do século XIX, o choro encanta gerações há aproximadamente 150 anos. Pensando na importância do gênero para a construção da identidade brasileira, a TV Cultura lança o mais novo programa original da emissora, Brasil Toca Choro. A atração vai ao ar todos os domingos, a partir de 4 de novembro, às 11h, também no YouTube e no aplicativo Cultura Digital, com horário alternativo às terças-feiras, às 22h30.

Dirigido por Mauricio Valim, “O Brasil Toca Choro” foi desde o início pensado em formatos que pudessem ultrapassar a TV. A fotografia está mais próxima da estética do cinema do que da televisão. Além disso, com a participação de 126 músicos – dentre eles, Nelson Ayres, Mônica Salmazo, Yamandu Costa, Proveta, Toninho Carrasqueira, Oswaldinho do Acordeon, Toninho Ferragutti, André Mehmari, Fabiana Cozza, Thalma de Freitas, Izaías Bueno de Almeida, Hamilton de Holanda, Armandinho e Marcelo Pretto –, o programa destaca o som de cada instrumento e, dessa forma, possibilita ao telespectador perceber tudo o que está sendo executado e a sua importância para o resultado geral.

Composto por 13 programas temáticos de uma hora cada, o Brasil Toca Choro traça um panorama histórico do primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira, contando, para isso, com a participação dos mais criativos intérpretes do gênero. Dessa forma, diferentes gerações e estilos se encontram para trazer versões autênticas do choro. Com arranjos inéditos e múltiplas formações, eles vão do regional tradicional à Big Band.

A atração também recorda passagens significativas, curiosas e, por vezes, engraçadas sobre o gênero, por meio da presença da atriz Maria Bia.

A série ainda conta com depoimentos de diversos músicos que construíram a trajetória do gênero. Toninho Carrasqueira, flautista e expoente do estilo, por exemplo, afirma que o choro – tocado em rodas, “enquanto todos varavam a noite bebendo uma cachacinha” – nasceu com uma característica de inclusão, de confraternização.

Desde a sua gênese até os dias de hoje, o choro passou por muitas fases: de Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga a Altamiro Carrilho, de Ernesto Nazaré a Villa-Lobos, de Jacob do Bandolim a Hamilton de Holanda, de Valdir Azevedo a Armandinho.

Em seu primeiro episódio, o programa faz uma homenagem ao pai dos chorões, Pixinguinha, que traduziu com a sua música um grande quinhão da alma brasileira. Na edição, o músico e compositor Maurício Carrilho comenta sobre a importância de Pixinguinha para o cenário musical do País.

Ao longo do programa que vai ao ar neste domingo, o público revive diversas composições, incluindo Lamentos e Carinhoso, interpretadas por importantes nomes do gênero, além de acompanhar depoimentos de personalidades como Spok, Hamilton de Holanda, Izaías Bueno de Almeida, Nelson Ayres e Toninho Carrasqueira, que contam causos vividos pelo grande nome do chorinho.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2018  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.