Escritor, romancista, cineasta, dramaturgo e contista,
Fernando Bonassi discute sobre a força literária presente no cotidiano da baixa
classe média urbana brasileira, no episódio Os Suburbanos Vão Invadir sua
Praia, da série “Super Libris”, dirigida por José Roberto Torero. O autor do
romance Um Céu de Estrelas (1991), que foi adaptado para o cinema e para o
teatro, e roteirista do filme Carandiru (2003), dirigido por Héctor Babenco,
aborda o tema nesta segunda-feira (22/10), às 21h, no SescTV.
No episódio, Bonassi comenta que o subúrbio, historicamente,
é um fenômeno recente no Brasil, tanto na paisagem quanto na literatura, sendo
mais novo nesta última. Segundo ele, até os anos 1970, com exceção ao
modernismo, não havia um olhar para a cultura que produziam nessa parte da
cidade. “Esses caras sempre existiram na periferia, no entanto não tinham
identidade, não tinham se percebido como identidade”, explica e completa: “Essa
entrada da periferia no cinema, na música, na literatura é uma dívida histórica
que tinha que ser atualizada”.
Bonassi também critica o uso de elementos que deixam a
literatura suburbana estereotipada - como a abordagem pejorativa de personagens
negros, pobres, violentos vivendo em lugares inóspitos - e seu objetivo
exclusivo de ganhar dinheiro. Para ele, isso é ruim e é necessário ir além. Ele
aponta, na música, o hip hop e, no cinema, o filme A Cidade de Deus (2002), de
Fernando Meirelles e Kátia Lund, como um exemplo de trabalho que tem um olhar
mais moderno. “Independentemente do que cada um pense do filme, o fato é que a
gente está falando de favela por causa desse filme”, esclarece.
O autor conversa ainda sobre o processo de criação do livro
Luxúria (2015) e a pesquisa que fez antes de escrevê-lo; e cita Rubens Fonseca,
como sendo um autor que conseguiu levar para as suas narrativas a essência do
subúrbio nos anos de 1960 e 1970.
Além da entrevista, Fernando Bonassi também participa dos
quadros Pé de Página, onde mostra seu ambiente de trabalho e revela como e
porque escreve; Primeira Impressão, no qual indica o livro Estação Carandiru
(1999), de Drauzio Varella, que narra as experiências desse médico no interior
do maior presídio da América Latina. A publicação foi adaptada para o cinema e
Bonassi dividiu o roteiro com o diretor do filme, Hector Babenco, e com Victor
Navas; e Epígrafe, em que o escritor conta sobre a experiência em trabalhar
para esse filme.
Além desses, o episódio traz os quadros: Orelhas, que
apresenta a biografia do contista João Antônio Ferreira Filho, que retratava em
suas obras personagens proletários e marginais moradores de periferias;
Prefácio, com a colunista Cristiane Tavares, que sugere o livro O Pequeno
Fascista (2005), de Fernando Bonassi; e Quarta Capa, com a youtuber Verônica,
do canal Vevs Valadares, comenta a coletânea de contos Brás, Bexiga e Barra
Funda (1927), de Antônio de Alcântara Machado.