NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Globo
 
MANCHETES

» 14/08/2018 - 20:50
"Profissão Repórter" analisa questão do aborto no Brasil, Argentina e Uruguai

No início do mês, o Supremo Tribunal Federal realizou uma audiência pública acerca da descriminalização do aborto, que, no Brasil, só é permitido em casos de estupro, feto anencéfalo ou risco à vida da gestante. O ‘Profissão Repórter’ lança nesta quarta-feira (15/08) um olhar sobre como os principais países da América Latina tratam o assunto.

No Uruguai, onde o aborto é permitido por lei desde 2012, Caco Barcellos retrata como funciona o sistema público de saúde tanto em Montevideo como em cidades do interior. O diretor da principal maternidade pública do país conta que, antes da legalização, de cada dez mortes de gestantes, quatro eram de mulheres que tinham feito aborto clandestino. Depois da mudança na lei, apenas uma mulher morre em média por ano em todo país em decorrência do aborto.

Por aqui, onde o aborto é considerado crime, cerca de 30 mulheres foram criminalizadas em São Paulo por terem feito o procedimento. O repórter Guilherme Belarmino mostra o caso de uma delas, que teve de fazer um acordo com o Ministério Público.

Em outro momento, Guilherme Belarmino acompanha, em Brasília, o movimento de grupos favoráveis à descriminalização do aborto no mesmo fim de semana em que o assunto era tratado no STF.

Em outro país onde a proposta segue em tramitação, Mayara Teixeira encontra um cenário mais dividido. Na Argentina, ela acompanha a votação no senado que não aprovou a legalização do aborto.

O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar na TV Globo, depois do ‘Futebol 2018’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.