NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - Canal Brasil
 
MANCHETES

» 13/08/2018 - 21:08
A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro estreia no Canal Brasil

Estreia nesta segunda-feira (13/08), às 22h, na faixa “É Tudo Verdade” do Canal Brasil, o documentário A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro. A coprodução do Canal Brasil dirigida por Leo Garcia e Zeca Brito resgata a história do jornalista Tarso de Castro, a partir de depoimentos de intelectuais de diversos campos.

Personalidade crucial dos periódicos nacionais, Tarso é uma das figuras da história do jornalismo brasileiro. Irreverente, sedutor, bem-relacionado e com um expressivo repertório de frases de efeito, o repórter e colunista, um dos fundadores de O Pasquim, deixou saudades em quem com ele conviveu e um legado a ser seguido em redações de todo o País.

Assim como o protagonista, a cinebiografia não busca um relato cronológico da sua vida e obra. Tarso é lembrado em meio às mesas de bar tão frequentadas por ele em sua curta trajetória - o jornalista morreu em 1991, aos 49 anos, vítima de uma cirrose hepática devido ao consumo abusivo de álcool.

Em um clima de boemia, com entrevistas regadas a vinho e cerveja, os amigos feitos pelo repórter ao longo dos anos lembram a criação de O Pasquim, irreverente periódico lançado em meio aos anos do Regime mIlitar, sua capacidade de sedução para conquistar as mulheres - com destaque para o episódio em que convenceu a atriz americana Candice Bergen de ter lutado ao lado de Che Guevara - e sua habilidade de transformar as conversas de botequim em pautas de jornal.

Caetano Veloso ri ao lembrar um beijo tascado pelo protagonista de forma completamente inesperada. O cartunista Jaguar comenta os onipresentes copos de chope ou taças de vinhos em suas mãos, e o também intelectual Eric Nepomuceno explica como O Pasquim era uma extensão dos bares do Leblon - e não o contrário, como se espera.

Há ainda depoimentos de Paulo César Pereio, José Trajano, Sérgio Cabral e Antonio Pedro e do ator João Vicente de Castro, seu filho, além de entrevistas de acervo realizadas com Tom Jobim e Chico Buarque.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.