NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 13/08/2018 - 14:37
Lourenço Mutarelli reflete relações entre loucura e literatura no SescTV

A loucura é um distúrbio mental que afasta o indivíduo de sua capacidade de agir racionalmente e altera a constituição da realidade por ele percebida. Mas não só medicamentos podem tratá-la. Segundo o escritor, dramaturgo, ator e quadrinista Lourenço Mutarelli, outra via de tratamento para a loucura é a literatura. Relacionando uma com a outra, o autor do romance O Cheiro do Ralo é entrevistado no episódio Loucura e Literatura, da série Super Libris. Dirigida pelo cineasta José Roberto Torero, a produção é exibida pelo SescTV nesta segunda-feira (13/08), às 21h.  

Mutarelli nasceu em 1964, em São Paulo. Já publicou dezenas de histórias em quadrinhos, pelas quais foi premiado algumas vezes, e oito romances, além de ter atuado em diversos filmes. Durante 20 anos, tomou medicamentos alopáticos para depressão e síndrome do pânico. Recentemente, trocou por fitoterápicos e álcool, os quais ele revela terem mudado sua vida e sua forma de escrever. “O álcool me deixa muito mais sociável, enquanto os remédios me deixavam introvertido”, diz.

O uso dos medicamentos tornou, para ele, o desenho e a escrita menos importantes. Ele decidiu dar um tempo, ficou quatro anos sem escrever, “e sem sentir falta”, ressalta. Há pouco tempo, porém, retomou a escrita, porque ela o ajuda no tratamento de seus distúrbios psiquiátricos. “A literatura é uma forma de exorcizar um pouco da loucura. A loucura é uma coisa muito triste, quando está perto. E meu trabalho sempre foi meu tratamento. Eu saio melhor a cada livro”, garante.

Mutarelli conta que, quando está escrevendo, é tomado por uma espécie de surto, que altera sua realidade. “A minha sorte é que eu transito muito rápido pelo estágio da escrita”, diz. Para ele, a palavra ajuda no tratamento porque ela organiza e aprofunda o pensamento. “Eu percebi que não consigo pensar mais profundamente do que quando eu escrevo. É uma coisa que me acalma muito”, completa.  

O autor declara que seria interessante conectar eletrodos a nosso cérebro para perceber em qual região ele se ilumina quando nos concentramos. Para atingir esse foco, ele afirma que procura momentos de êxtase enquanto escreve. “Quando o personagem diz um diálogo, ou você constrói um momento, uma coisinha... é o riscar o fósforo, ou a ejaculação”, compara e acrescenta que o que segue daí é um vazio absurdo. “Eu tenho aquilo, ok, é legal; mas é um grão de areia numa muralha. Eu quero mais”, diz.

Mutarelli narra um episódio em que sua concentração era tanta que não percebeu que a arma que seu irmão, policial, limpava disparara uma bala rente a seu corpo. Ele também conta que fez uma cena de filme com 600 baratas, insetos dos quais sente pavor, e, de tanta harmonia entre ele e elas, o autor as trouxe para perto de si, serenamente. “Esse estado é um ponto que te centra. Tem a ver com a loucura, com a hiperexcitação do cérebro, com conexões isoladas. Talvez a felicidade, mesmo, venha disso: de pensar em uma coisa só. É como a paixão: uma ideia fixa”, frisa.  

Além da entrevista principal, Lourenço Mutarelli participa de outros quadros no episódio Loucura e Literatura. Em Pé de Página, ele mostra o local onde trabalha, que ele chama de “jaula”; além disso, conta como se disciplina para escrever e explica que escreve porque precisa. No quadro Primeira Impressão, Mutarelli sugere a leitura de Café da Manhã dos Campeões, de Kurt Vonnegut.

O quadro Orelhas ainda apresenta uma biografia do escritor carioca Lima Barreto, que se relacionou com a loucura ao longo da vida. Em Prefácio, a pedagoga Sandra Medrano indica o livro Ismália, de Alphonsus de Guimarães. No Quarta Capa, a youtuber Denise Mercedes comenta o livro O Grifo de Abdera, do próprio Lourenço Mutarelli. E, por fim, em Epígrafe, quadro novo da segunda temporada da série Super Libris, Marçal Aquino conta como adaptou o livro O Cheiro do Ralo, de Mutarelli, para o cinema.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.