NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Globo
 
MANCHETES

» 07/08/2018 - 20:41
"Profissão Repórter" debate garimpos em terras indígenas

Nos arredores do rio Tapajós, no Pará, o ‘Profissão Repórter’ desta quarta-feira (08/08) encontra os dois lados do garimpo de ouro em terras indígenas.

Depois de um mês de negociações por telefone e uma viagem que levou dois dias, entre aviões, carro e barco, o repórter Erik Von Poser chega ao território indígena Munduruku, onde convivem, de forma nada pacífica, índios que vivem da exploração do minério, inclusive empregando não-índios, e aqueles que querem frear essa atividade, que é ilegal. Se a extração de ouro gera riqueza para as comunidades, ela também provoca muita poluição.

Já Estevan Muniz teve o desafio de circular por pequenas pistas de pouso da região e registrar as atividades dos garimpos clandestinos organizados por não-índios. A atividade derruba árvores e cria grandes buracos na floresta, além do perigo invisível da contaminação por mercúrio. Por isso, o Ibama tem feito uma série de fiscalizações, desativando os locais de exploração e destruindo máquinas pesadas. Isso está gerando reclamações dos garimpeiros, que dizem investir pesado em maquinário e pedem ao governo a regularização das minas.

O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar na TV Globo, depois do ‘Futebol 2018’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.