NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 05/08/2018 - 19:38
Ruy Ohtake analisa papel social da arquitetura no "Conversa com Roseann Kennedy"

No “Conversa com Roseann Kennedy” que a TV Brasil exibe nesta segunda-feira (06/08), às 21h15, o paulistano Ruy Ohtake – um dos mais importantes arquitetos brasileiros em atividade – conversa sobre sua carreira, seu processo criativo e, especialmente, sobre o papel social da arquitetura.

“O Brasil poderia dar condições melhores de projetos de habitação, principalmente para comunidades mais carentes”, argumenta. “A arquitetura tem a função de dar uma dignidade de moradia pra todo mundo. Seja em comunidades mais carentes, seja em bairros mais sofisticados. Essa dignidade é um direito à vida que todos nós temos que ter”, defende.

O arquiteto e urbanista aposta em cidades mais democráticas e coloridas, com espaços de convivência e menos desigualdade. Ruy assina projetos variados, como embaixada, escolas, hotéis, cinemas, edifícios, espaços de convivência e obras públicas de cunho social. Já são mais de 300 obras realizadas no Brasil e no exterior.

Filho da artista plástica Tomie Ohtake, Ruy conviveu com arte dentro de casa e recebeu influência positiva da mãe, ao vê-la pintando todos os dias. “Uma coisa que eu aprendi com ela foi a intuição. Todo mundo tem intuição e eu aprendi que eu tinha que desenvolver essa intuição e não ter medo de errar”, frisa.

O arquiteto acredita que o rompimento é fundamental na arte e, sem medo de polêmicas, dispara: “Quem tem medo de polêmica nunca vai ser de vanguarda. Porque, à medida que você avança com uma coisa nova, cria algumas polêmicas. Então você precisa confiar na sua intuição”.

Ao ser interrogado pela jornalista Roseann Kennedy sobre qual de suas obras teria mais personalidade e beleza, Ruy rebate com outra pergunta: “De qual filho você gosta mais?”.  

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2018  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.