NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 16/07/2018 - 23:06
"Trilha de Letras" reflete sobre escândalos relacionados às premiações literárias

Depois de um intervalo de duas semanas durante a fase decisiva da Copa do Mundo, o programa “Trilha de Letras” volta ao seu horário habitual às terças, às 21h15, com edições inéditas da segunda temporada da atração literária da TV Brasil.

As premiações literárias estão em foco depois de escândalos envolvendo acusações de assédio, homofobia e até crimes financeiros. Por conta disso, o prêmio Nobel de Literatura deste ano não será escolhido. Já no Brasil, o prestigiado Jabuti foi duramente criticado por escritores.

Para analisar o panorama sobre esse assunto, o autor e apresentador Raphael Montes entrevista o também escritor Henrique Rodrigues, responsável pelo Prêmio Sesc, no Trilha de Letras desta terça-feira (17/07), às 21h15, na TV Brasil.

Durante a conversa, a atração da emissora pública mostra que apesar das polêmicas, os prêmios são importantes para divulgar a boa literatura e estimular o surgimento de novos autores não só no Brasil como também no mundo.

"Os prêmios tentam acompanhar as mudanças culturais. Às vezes acontecem alguns atropelos", analisa o convidado Henrique Rodrigues que critica ainda o distanciamento entre os escritores e o público. "É preciso aproximar os autores dos leitores no dia a dia", comenta.

Henrique Rodrigues também analisa a dinâmica do mercado editorial que nem sempre corresponde o reconhecimento dos autores com prêmios ao aumento de vendas. "O autor precisa ter algo a dizer. A distribuição de livros no Brasil é um problema. A quantidade de livrarias no país é cada vez menor, mas os leitores existem. As pessoas querem ler", diz.

Essa edição do Trilha de Letras conta, ainda, com a participação do escritor mineiro Jacques Fux, autor de "Nobel", seu quarto romance que aborda a atividade criativa no meio literário. Ele analisa se o papel das premiações precisa ser revisto. O autor tem uma postura crítica sobre essa questão.

A dica literária da jornalista Katy Navarro é o livro "A Tirania do Amor", lançado este ano pelo aclamado escritor Cristóvão Tezza. A literatura de cordel é o tema do quadro "Dando a letra". O cordelista Aderaldo Luciano fala sobre essa forma poética genuinamente brasileira.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.