NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 19/05/2018 - 20:13
"Mídia em Foco" debate novas perspectivas do mercado da música

O Mídia em Foco aponta as tendências para a indústria fonográfica na edição inédita desta segunda-feira (21/05), às 22h45, na TV Brasil. O programa mostra como as transformações desse mercado afetaram o conteúdo musical e o aspecto artístico das obras a partir da evolução tecnológica, do advento das novas mídias e do uso de plataformas digitais

A produção apresentada pela jornalista Paula Abritta recebe três especialistas que traçam um panorama atual sobre as diversas possibilidades dessa área. Participam dessa análise o professor Eduardo Vicente; a diretora da Semana Internacional de Música de São Paulo, Fabiana Batistela; e a jornalista e diretora da Web Rádio Vozes, Patrícia Palumbo.

Consumir música no formato analógico é um hábito que está ressurgindo com a volta dos LPs. A Sony, por exemplo, recentemente voltou a produzir discos de vinil depois de um hiato de trinta anos. Ao mesmo tempo, ouvir músicas em plataformas digitais é uma tendência natural.

"A gente saiu de um período onde você tinha que possuir um produto, um cd, um vinil, para entrar nesse momento onde você não possui mais a música. Você escuta a hora que você quiser nas plataformas de streaming", explica Fabiana Batistela que organiza a Semana Internacional de Música de São Paulo.

A jornalista Patrícia Palumbo, diretora da Web Rádio Vozes, aponta a importância da curadoria do conteúdo. "Acho curadoria fundamental pra quem quer descobrir coisas novas sem ser vítima do algoritmo. Ela traz de volta o que o bom rádio tinha: a surpresa", opina a experiente profissional que apresentou durante vários anos o extinto programa Conversa Afinada, na TVE do Rio de Janeiro, atual TV Brasil.

O professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Eduardo Vicente, discute a diversidade e a representação dos gêneros musicais na mídia tradicional. "Temos que enfrentar o fato de que poucos gêneros têm muita repercussão e os meios tradicionais de exibição, especialmente rádio e televisão, não representam assim com tanta fidelidade o que é a diversidade musical brasileira", defende.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.