NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 08/05/2018 - 17:18
"Trilha de Letras" entrevista ativistas sobre contribuição dos coletivos de mulheres no meio literário

A importância dos Coletivos de Mulheres para estimular e fortalecer a participação de mulheres na literatura. Essa é a pauta da edição inédita do programa “Trilha de Letras” desta terça-feira (08/05), às 21h15, na TV Brasil.

Para conversar sobre a presença feminina nesse mercado, o apresentador e escritor Raphael Montes recebe a ativista e agente literária Ana Maria Santeiro, do Mulherio das Letras, movimento nacional de mulheres engajadas no ambiente editorial.

Por muito tempo a alfabetização foi um privilégio dos homens. A conquista histórica de visibilidade para as mulheres na literatura e em outros meios artísticos constituídos como espaços tipicamente masculinos são temas abordados durante o papo.

A convidada analisa a cadeia produtiva do livro. "O mercado editorial é muito feito por mulheres como editoras ou donas de empresa. Se você pegar revisoras, tradutoras, ilustradoras ou editoras de livros você tem um percentual da presença feminina muito grande", avalia Ana Maria Santeiro.

A agente e ativista declara que é necessário examinas as situações com atenção. "A gente precisa ter cuidado para não cair em radicalismos", pondera Ana que não imagina a possibilidade de uma publicação deixar de rodar por ser elaborada por uma mulher. "Nunca aconteceu comigo nem passa pela cabeça que algum editor de livro rejeitar uma obra por ser redigida por uma mulher", completa.

O Trilha de Letras ainda traz entrevistas com outras duas ativistas que destacam a contribuição dos coletivos de mulheres no meio literário. Participam do programa a editora Luara França e a jornalista Juliana Spohr que fazem parte do Coletivo Leia Mulheres.

A atração da TV Brasil ainda tem dois quadros que aborda a questão da presença feminina no mercado editorial. No "Dando a Letra", o programa apresenta as booktubers do canal "Leituras de Deni". Já no quadro "Leituras com Katy", a jornalista Katy Navarro fala sobre o livro "O que é lugar de fala?" de Djamila Ribeiro.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2018  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.